Assembleia Municipal de Lisboa aprova suspensão de novos alojamentos locais

Medida que prevê a suspensão de novos registos de AL em duas grandes zonas da cidade foi aprovada pela assembleia municipal. Falta agora ser publicada em Boletim Municipal para que entre em vigor.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira a proposta apresentada pela autarquia de criação de zonas de contenção ao alojamento local (AL), enquanto é elaborado o regulamento municipal que definirá as regras para o AL. Esta é uma medida temporária já que a nova lei, que entrou em vigor a 21 de Outubro, prevê que as câmaras municipais possam decretar estas suspensões de novos registos por um período máximo de um ano, até à aprovação de um regulamento específico sobre AL.

 Na apresentação da proposta, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, disse que a definição das áreas onde serão suspensas novas inscrições, onde se incluem Alfama/Mouraria/Castelo e Madragoa e ao Bairro Alto — apanhando também Príncipe Real, Bica, Chiado, Santa Engrácia e parte da Graça —  partiu de um rácio que foi feito entre alojamentos clássicos e os alojamentos locais, sendo que foi fixada “uma percentagem acima do qual foram definidas as zonas de contenção”. Feitas as contas, além das zonas de contenção, a câmara identificou ainda áreas que estarão sob vigilância — Baixa /Eixos Av. Liberdade /Av.República /Av.Alm.Reis, que tinham em Agosto um rácio de AL/ Alojamentos Familiares de 0,25 (acima disso passa a zona de contenção), e ainda a Colina de Santa, Graça, Lapa/Estrela e Ajuda. 

Desde a aprovação do diploma no Parlamento, em Julho, houve um boom de registos na cidade de Lisboa: as novas inscrições mais do que duplicaram em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando às 3541 novas unidades em meados de Outubro (uma subida de 119%). E é precisamente nas freguesias onde estão as áreas de contenção que se regista o maior número de inscrições: três em cada quatro (75%) foram registados nas freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia, Estrela, São Vicente e Santo António. 

Esta suspensão estará em vigor por seis meses, podendo ser prorrogável por mais seis, caso o regulamento municipal não esteja concluído, disse Manuel Salgado. A lei prevê o prazo de um ano para a apresentação do regulamento, mas, aquando da aprovação da suspensão pelo executivo, foi acolhida uma proposta do PSD para que o regulamento fosse aprovado no prazo de seis meses, indo ao encontro da vontade de Medina, que já revelara querer vê-lo pronto no primeiro trimestre de 2019.

Miguel Coelho, deputado socialista e presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, felicitou a autarquia pela rapidez na apresentação desta medida e criticou a “bizarria” de a lei só entrar em vigor nos dois meses depois de ser aprovada, o que provocou uma corrida ao AL. Em Santa Maria Maior foram mais 1300 registos, disse.

“Ninguém está contra o AL. O problema do AL é a sua desregulação”, notou o autarca, o que fez com que entrassem no mercado grandes empresas.

Já o Bloco de Esquerda saudou a medida mas quer mais. O deputado bloquista Ricardo Moreira lamentou que a Baixa não esteja ainda incluída nas áreas de suspensão dos novos registos — é uma zona de monitorização — numa intervenção debaixo de risos dos deputados do CDS, que não deixaram esquecer a polémica do prédio do ex-vereador bloquista, Ricardo Robles, que, além de ter sido posto à venda com uma mais-valia de quatro milhões de euros, estava pronto para alojamento local. 

Diogo Moura, do CDS, salientou que “a suspensão devia ser o último recurso” e propôs que fosse excluída a modalidade de quartos. Para o grupo municipal centrista os quartos em regime de AL “ajudam a colmatar problemas como a escassez de residências para estudantes e o isolamento das populações mais idosas”. O PS, pelo deputado José Leitão, criticou a proposta, dizendo que seria uma forma de “tornear a suspensão”. 

Já Fábio Sousa, do PCP, considera que a “linha vermelha” fixada pela câmara é demasiado alta. “Não compreendemos nem está fundamentado porque, para definir as zonas de suspensão dos registos, foi utilizado o critério de mais de 25% dos alojamentos para habitação estarem com Alojamento Local. Parece-nos uma percentagem muito alta que não previne que a pressão dos AL aumente em zonas que já estão muito saturadas. É o caso, por exemplo, da Zona 1 que abrange a Baixa e eixos centrais - com 25% - e da Colina de Santana - com 17% - que, no nosso entender, já deviam ser abrangidas pela suspensão dos registos”, explanou o também  presidente da junta de Carnide. Também o PAN, por  Inês Sousa Real, considera que a medida deveria ser a alargada, com a inclusão da freguesia de Arroios nas zonas de contenção.

PÚBLICO -
Aumentar

O PSD criticou a demora na elaboração do regulamento. “Esta suspensão é perigosa como é desadequada e punitiva”, disse Luís Newton, defendendo, no entanto, que a suspensão deveria ser aplicada em toda a cidade até estar concluído o regulamento.  “Estão a potenciar desequilíbrios nas zonas envolventes às zonas de contenção”, disse, considerando que “os territórios já estão saturados”. 

O deputado independente Rui Costa disse não se “regozijar” com a proposta da câmara. “Votarei a favor dela como um mal menor”, disse, considerando que a suspensão da autorização de novos registos de estabelecimentos de AL deveria ser feitos em todo o território das freguesias dos bairros com zonas de contenção. “As freguesias têm uma continuidade territorial. Os buracos que vão ficar rapidamente serão preenchidos. Terão de correr atrás do prejuízo”, vaticinou. E propôs que fosse feito o “acompanhamento e a monitorização das demais freguesias, em particular daquelas que possam ser alvo de maior pressão relativamente ao uso habitacional”, como as freguesias vizinhas às do centro histórico e da Ajuda. 

A proposta do executivo liderado por Fernando Medina foi votada por pontos, mas, no geral, contou com os votos contra do CDS-PP, PPM, MPT e PSD, e os votos favoráveis de PS, deputados independentes, PCP, PEV, PAN e BE.

Nenhuma das propostas apresentadas pelo PSD, CDS e pelo deputado independente Rui Costa foram aprovadas, com excepção de uma dos centristas que exige que a autarquia disponibilize os dados do Estudo Urbanístico do Turismo em Lisboa no site do município e os mantenha "permanentemente actualizados", que foi aprovada por unanimidade. 

No final da sessão, Helena Roseta disse aos jornalistas que este assunto vai ser tratado com a “máxima urgência” para que a medida seja publicada e entre em vigor nos próximos dias. O tema vai continuar na agenda da assembleia municipal. Para a semana será a primeira sessão de um debate temático sobre turismo. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários