Filipinas vão reabrir ilha de Boracay a turistas

Depois de seis meses interdita ao público por razões ambientais, a ilha vai reabrir com o número de visitantes controlado.

Fotogaleria
Ilha da Boracay, Filipinas REUTERS
Fotogaleria
Ilha da Boracay, Filipinas REUTERS
Fotogaleria
Limpezas na ilha de Boracay, Filipinas REUTERS
Fotogaleria
Turistas numa praia de Boracay REUTERS
Fotogaleria
O fogo utilizado pelos dançarinos locais será substituído por luzes LED REUTERS
Fotogaleria
Obras recorrentes na ilha desde o boom do turismo REUTERS

A ilha Boracay, a mais popular do arquipélago das Filipinas, está encerrada desde 26 de Abril porque atingiu o limite de poluição das águas. Durante este meio ano a ilha foi sujeita a um plano de recuperação do território.

A ordem de fecho foi dada pelo Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que apelidou a ilha de “fossa séptica”. A ilha vai abrir novamente as portas a 26 de Outubro, mas com novas regras que nem todos vão gostar. 

O objectivo é tornar a ilha num modelo de sustentabilidade a seguir. As águas estão agora “muito limpas” e seguras para nadar, de acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais das Filipinas, Roy Cimatu, reporta a CNN.

A ilha tem agora menos complexos turísticos, o número de visitantes vai ser controlado e o uso de plásticos será limitado. Passa também a ser proibido fumar e consumir bebidas alcoólicas nas praias, para diminuir os riscos de poluição.

O uso de combustíveis para transportes será limitado e foi construído um esgoto de dois quilómetros para evitar poluição da água na praia onde até aqui as descargas eram efectuadas. As cadeiras e mesas com massagistas e vendedores ambulantes foram retiradas das praias e o famoso fogo utilizado pelos dançarinos será substituído por luzes LED.

Sugerir correcção
Comentar