Raquel Duarte, médica do Porto, é a nova secretária de Estado da Saúde

Aos 51 anos, a médica pneumologista que esteve para ser directora geral da saúde no ano passado, foi a primeira responsável por um departamento no hospital de Gaia a demitir-se este ano, por falta de condições de trabalho.

Foto
Secretários de Estado tomarão posse na quarta-feira LUSA/ANDRÉ KOSTERS

Doutorada em saúde pública, a nova secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, 51 anos, médica pneumologista e professora na Faculdade de Medicina do Porto, era até agora responsável na Direcção-Geral da Saúde (DGS) pelo programa para a área da tuberculose. 

O seu nome chegou a ser anunciado para o cargo de directora-geral da Saúde no ano passado. Candidatou-se, mas não foi escolhida porque a actual directora-geral, Graça Freitas, decidiu entrar na corrida e venceu.

Foi, aliás, Graça Freitas quem a nomeou em Fevereiro deste ano directora do programa para a área da tuberculose, cargo que acumulou com o de directora da Unidade de Gestão de Tórax e Circulação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia-Espinho, hospital que tem estado no centro de grande polémica, com a recente demissão em bloco de meia centena de directores de serviço em protesto pela falta de investimento e de condições de trabalho.

A nova governante antecipou-se, porém, a esta saída em bloco - seis meses antes, em Março, já tinha pedido para abandonar o cargo directivo no centro hospitalar de Gaia. Foi a primeira a sair.

Professora auxiliar da Faculdade de Medicina do Porto, Raquel Duarte tem aliado a actividade clínica à de formação, além da gestão de programas de saúde. Tem também mantido actividade fora de Portugal, nomeadamente em África, através de programas de colaboração com a Guiné-Bissau, e na América Latina. Integra ainda vários grupos de sociedades científicas europeias e a sua principal área de interesse e de investigação é a tuberculose.

Sugerir correcção
Comentar