JSD promove concurso de ideias sobre Europa

Júri é presidido pelo comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Foto
Margarida Balseiro Lopes Rui Gaudencio

A JSD vai abrir um concurso de ideias sobre a Europa, destinado a jovens dos 14 aos 30 anos. Os autores dos dez melhores trabalhos – que são escolhidos por um júri presidido pelo comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas – vão poder participar num workshop promovido pela fundação Konrad Adenauer.

Sob o lema “Uma ideia para a Europa”, o concurso está aberto a jovens – militantes da JSD ou não – que proponham uma ideia que possa ser adoptada nos próximos anos. O concurso para a apresentação de propostas é, assim, aberto e não tem limitação de ângulos. O prémio é a participação no workshop de formação “Programa de Informação para Jovens Líderes” em Bruxelas, a realizar em Novembro próximo.

A realização desta acção de formação é uma das iniciativas que resulta da reactivação da parceria da JSD com a fundação Konrad Adenauer, que é uma instituição alemã que perfilha os ideais da União Democrata Cristã (CDU). Desta parceria vai resultar também a criação de uma academia de formação política destinada a jovens na esfera da Juventude Social-Democrata.

“Vamos ter eleições europeias e o tema Europa deve estar em cima da mesa”, afirmou ao PÚBLICO a líder da JSD Margarida Balseiro Lopes. A dirigente salienta também a iniciativa – inédita na estrutura - como um contributo para “ajudar o PSD construir o seu programa eleitoral”.

Para presidir ao júri foi convidado o comissário europeu da Ciência, Inovação e Investigação, “um dos portugueses que mais dignificou o país lá fora”, segundo Margarida Balseiro Lopes. Os autores dos melhores trabalhos terão também um encontro com Carlos Moedas.

O concurso, que resulta de uma parceria entre a JSD e a fundação alemã Konrad Adenauer, permite a participação de jovens não militantes como um sinal de “abertura à sociedade civil” daquela estrutura partidária.

O júri desta iniciativa integra ainda o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho, e o vice-presidente da JSD responsável pela área das relações Internacionais, Joaquim José Gonçalves.

O júri determinará a escolha dos 10 participantes que irão visitar as instituições europeias e frequentar o workshop. As inscrições para o envio de trabalhos estão abertas a partir de hoje e fecham a 31 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar