Coca-cola compra cadeia de cafés Costa por 4,3 mil milhões de euros

Em 1995, a Whitbread — que agora vende os cafés Costa — adquiriu a cadeia a uma empresa concorrente por 21 milhões de euros.

Foto
A cadeia de cafés nasceu no Reino Unido Reuters/Phil Noble

A empresa que detém a cadeia de cafés Costa, a Whitbread Plc, divulgou esta sexta-feira que aceitou vendê-la à Coca-Cola por 4,3 mil milhões de euros (3,9 mil milhões de libras).

O acordo foi aceite de forma unânime pelos membros da direcção da Whitbread Plc de acordo com os interesses dos accionistas, disse a empresa num comunicado citado pela agência Reuters.

Em 1995, a Whitbread adquiriu a cadeia de cafés a uma empresa concorrente, por 19 milhões de libras. A cadeia de cafés nasceu no Reino Unido, mas já está espalhada por vários países, incluindo Portugal. 

"As bebidas quentes são um dos poucos segmentos desta área em que a Coca-Cola ainda não está presente", disse James Quincey, o presidente e director-executivo da Coca-Cola num comunicado. A aquisição dos cafés Costa é uma forma de entrar nesse segmento do mercado.

À BBC Radio, Alison Brittain, uma das responsáveis da Whitbread, considerou esta venda como uma "oportunidade estratégica única para combinar a marca Costa com a dimensão global, e a capacidade de produção e distribuição da Coca-Cola".