Ricardo Resende/Unsplash
Foto
Ricardo Resende/Unsplash

Aveiro, vamos ouvir jazz ao pôr do Sol?

Jazz, Sunset e Meia realiza-se pela primeira vez a 7 e 8 de Setembro, em Aveiro.

A cidade de Aveiro vai passar a contar com um novo festival dedicado ao jazz, cuja primeira edição decorre a 7 e 8 de Setembro, com nomes consagrados e novas revelações a tocar ao pôr do Sol.

Elisa Rodrigues, João Hasselberg & Pedro Branco, Lokomotiv e Maria João - OGRE (Trio Eléctrico) encabeçam o cartaz da primeira edição do Jazz, Sunset e Meia, que terá dois palcos na escadaria do edifício Fernando Távora, em Aveiro. Além destes "clássicos do jazz português", o festival terá ainda um segundo dia dedicado aos novos talentos.

"É um festival musical que vai aproximar as pessoas do jazz e dar-lhes a oportunidade de usufruírem da música ao pôr do Sol, num local que a meu ver tem a melhor vista de Aveiro, sobre os canais da Ria. O jazz está muito associado a algo elitista e nós queremos fazer exactamente o contrário: dar jazz a toda a gente de uma forma descontraída e descomprometida", explicou Afonso Miranda, da organização, à Lusa.

Além dos espectáculos em palco, o festival promete animar a cidade com os "duelos ao sol", uma espécie de "desgarrada" entre intérpretes de jazz, espalhados pelas principais artérias da cidade. "No próprio dia teremos músicos que participam no palco principal e no palco secundário espalhados pela cidade, antes da hora do festival para ir criando animação", refere aquele elemento da organização.

Logo ao início da tarde, decorrem as "conversas de esplanada" em que os artistas trocam ideias entre si e com o público. "Vamos ter conversas com gente muito interessante, como a Maria João, o Miguel Araújo, o Rui Veloso, a Luísa Sobral, o Vasco Sacramento, o José Pina, ou José Pedro Leitão", acrescentou a organização.

O mote do Jazz, Sunset e Meia é fazer a festa ao final da tarde, onde as pessoas se juntam, partilham conversas, bamboleiam-se ao som da música e admiram o pôr do Sol, contando com três bares de apoio onde se preparam "cocktails" específicos dedicados ao jazz. O festival é uma co-produção da Câmara de Aveiro, do Teatro Aveirense e do projecto Aveiro com Paixão.