Fogo em Alfândega da Fé mobiliza mais de 200 bombeiros. Monchique volta a arder

Há ainda outro fogo a lavrar na Guarda, cujo combate mobiliza também duas centenas de pessoas.

Foto
Rui Gaudêncio/Arquivo

Um incêndio que deflagrou esta quinta-feira em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, estava a ser combatido, pelas 00h15, por 201 bombeiros, apoiados por 74 veículos. Durante o dia, o combate a este incêndio chegou a envolver seis aeronaves.

"Embora o combate esteja a ser favorável, o terreno é de muito difícil acesso e estamos a trabalhar com máquinas de rasto, que estão a rasgar aceiros, num trabalho que vai levar toda a noite", disse o comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança (CODIS), Noel Afonso.

Segundo o CODIS, nunca houve populações ou bens em perigo. O incêndio, para o qual as autoridades foram alertadas às 15h13, lavra numa área de mato, eucaliptos e sobreiros.

Em Monchique, onde se registou um grande fogo entre os dias 3 e 10 de Agosto, há um novo incêndio activo, que mobilizava, pelas 20h desta quinta-feira, 56 operacionais, 13 viaturas e três aeronaves. O alerta foi dado pelas 18h56, de acordo com o site da Protecção Civil. 

Fogo na Guarda com uma frente activa

Um total de 243 operacionais, apoiados por 71 viaturas, estão envolvidos no combate a um incêndio rural na zona de Benespera, no concelho da Guarda, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, pelas 22h50, estava activa "a frente sul [do fogo], que se dirige para [o concelho de] Belmonte".

"As outras frentes - uma no concelho da Guarda e outra no concelho do Sabugal - encontram-se dominadas, com algumas reactivações, que são prontamente resolvidas" pelos meios no terreno, indicou.

A fonte do CDOS disse ainda à Lusa que não há habitações em perigo, porque as chamas, que avançam numa zona de difíceis acessos, "estão longe de todas as povoações".

O incêndio, que teve início pelas 18h18 de quarta-feira, foi dado como dominado de manhã, mas reacendeu-se e obrigou a um reforço de meios.

As chamas deflagram numa zona de difíceis acessos e alastraram para os concelhos vizinhos do Sabugal, no distrito da Guarda, e de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, segundo o CDOS da Guarda.

Por volta das 22h desta quinta-feira, e de acordo com a ANPC, estavam em curso cinco incêndios rurais em território nacional, que mobilizavam 481 operacionais e 152 veículos. Havia quatro incêndios em fase de resolução e 19 em fase de conclusão. Ao todo, estas ocorrências estão a mobilizar 833 operacionais, apoiados por 252 veículos. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários