Um homem generoso que não perdoava traições

Era um homem jovial e generoso que escolhia os seus amigos e que não gostava de perdoar (não sei mesmo se as chegava a perdoar…) traições e infidelidades.

Falei a primeira vez com o Sr. Pedro Queiroz Pereira (de quem era fã na juventude dos nossos anos sessenta, enquanto PQP piloto de automóveis), depois da reprivatização da então Portucel/Soporcel e fui descobrindo nele um homem jovial e generoso que escolhia os seus amigos e que não gostava de perdoar (não sei mesmo se as chegava a perdoar…) traições e infidelidades.

O tema florestal foi por mim abordado nalgumas ocasiões em que nos encontrámos em privado e perante as minhas eventuais dúvidas e sugestões (com que bastas vezes concordou) sempre soube ouvir e lembrar o seu motto: “Se eu soubesse e quisesse gerir as minhas empresas, fá-lo-ia pessoalmente. Ao escolher os seus presidentes executivos, entendo que devem ser eles a tomar as decisões do dia-a-dia e que devem ser integralmente deles, as responsabilidades dos sucessos e insucessos que venham a ter”.

Mas nem por isso deixei de sentir nele o desânimo natural perante a incompreensão (que tantas vezes partilhámos) da opinião publicada, relativamente ao modelo de negócio (baseado no eucalipto) que está na base do grupo Semapa. Dizia-me ele: “continuar com entusiasmo o trabalho pioneiro do meu Avô na Companhia Portuguesa de Celulose, em Cacia, investir e reinvestir no maior projecto industrial português que se baseia numa cadeia de valor nacional e que gera produtos exportáveis e competitivos com o maior valor acrescentado nacional, ter colaboradores altamente qualificados e motivados, dar valor a terras marginalmente produtivas, incentivar uma investigação florestal séria e independente, fazer questão de adoptar e exigir as melhores práticas florestais do País, bater-me (colocando dinheiro onde outros colocam palavras) pela Sustentabilidade e pelo futuro e… acordar de manhã e ler num qualquer jornal, notícias que me apontam levianamente, como uma pessoa promotora de “crimes ambientais”, dá-me vontade de vender tudo e de me ir embora desta terra…”.

Talvez por isso se batesse tanto pela necessidade de fomentar o contraditório nos meios de comunicação social…tendo muitas vezes compreendido a minha irritação perante a passividade dos “institucionalmente ofendidos” e dos “eticamente obrigados”…

Era um homem de honra e de carácter: recusou-se – numa sessão de honra do WBCSD em que era co-anfitrião – a sentar-se na mesma mesa com o CEO da cimenteira suíça que o traíra no momento da privatização da CIMPOR (com o conluio do então governo português), viu barrado o seu acesso à EDP aquando da sua privatização e viu recusada a sua proposta de manter portuguesa a CIMPOR, a mais internacional das empresas nacionais, sempre se focando em Portugal e no investimento produtivo e não escondendo o que pensava sobre o presidente do BES ou sobre quem quer que fosse que com ele interagisse. Meses após a aquisição da Torralta pelo grupo SONAE teve lugar uma reunião em Tróia a que assisti, na qual estiveram presentes o Eng Belmiro de Azevedo e o próprio PQP. A certa altura o eng. Belmiro virou-se para PQP e disse-lhe: “Tudo isto podia ser mais fácil se você tirasse dali aquele mamarracho! (referindo-se à presença da Secil na paisagem) ”. PQP retorquiu de pronto: “Pode ser um mamarracho mas se não fosse a presença dele ali, talvez você não tivesse comprado isto (Tróia) tão barato!”. A sala riu. Belmiro sorriu e não respondeu.

Este é um pequeno contributo para que se conheça este Homem que, sem qualquer motivo que não fosse uma amizade sincera, disse aos presentes aquando da minha saída da Empresa: “O eng. João Soares (sempre insistiu em tratar-me assim em público) tem nesta casa entrada permanente e um gabinete onde poderá trabalhar, sempre que o entender, mesmo depois de nos ter deixado”. Respondi-lhe, pessoalmente e depois por escrito, que ficava muito honrado mas que só lá iria enquanto ele quisesse ou quando me chamasse.

Não sonhava eu que isso iria terminar tão cedo…

Sugerir correcção
Comentar