Aviso de chuva e trovoada no Norte e Açores e perigo de incêndio no Centro e Sul

De acordo com o IPMA, as regiões com risco muito elevado de incêndio situam-se na parte oriental do Algarve.

Veículo de luxo, Carro de cidade, Carro, Veículo utilitário esportivo, Veículo a motor, Carro compacto
Foto
Paulo Pimenta

Quatro distritos do Norte de Portugal e ilhas dos Açores estão sob avisos de chuva e trovoada até domingo, enquanto o Sul e Centro do país estão com condições propícias a incêndios, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões com risco muito elevado de incêndio situam-se na parte oriental do Algarve. Já na zona centro do Algarve e nos distritos de Beja, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, o risco de fogos é elevado.

No Norte do país e no arquipélago dos Açores, os avisos do IPMA são no sentido oposto: chuva e trovoadas.

O instituto lançou avisos amarelos — o terceiro mais grave numa escala de quatro — para os distritos de Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, e também para os grupos central e oriental dos Açores.

No caso do norte do continente, o aviso amarelo — que implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica — foi emitido até às 21h de sábado.

Nos Açores, o aviso relativo a chuva e trovoada está activo até, pelo menos, às 08h de domingo.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda, entre outras medidas, que nos grupos central e oriental sejam mantidos limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à residência, e que não se circule sem necessidade.