Katty Xiomara apresenta colecção para o Europeade em Viseu

Foto
A designer durante uma apresentação do Portugal Fashion Diogo Baptista/Arquivo

Katty Xiomara apresentou nesta quinta-feira, no Porto, a coleção "#viseufolk", uma versão contemporânea de trajes folclóricos, a propósito do Europeade que irá decorrer em Viseu, e salientou a importância de "reeducar as pessoas para a tradição do saber popular".

"Esta é uma oportunidade fantástica e única, já que nunca foi vista uma relação tão próxima entre a moda e o folclore, e permite ainda reeducar as pessoas para o saber do povo, que é o folclore", afirmou a designer durante a apresentação da colecção, na Alfândega do Porto.

Katty Xiomara foi convidada pela Câmara Municipal de Viseu para criar uma colecção de moda inspirada no folclore, no âmbito do maior festival internacional da cultura tradicional, que irá decorrer de 25 a 29 de Julho em Viseu.

A designer explicou que as suas principais inspirações partiram da interacção com as pessoas da região, que lhe contaram "os segredos e as histórias do folclore", e que "daí surgiram pormenores, como a flor de papel que está presente em todas as peças".

"O folclore tem uma ligação ao passado, mas não tem de ser sempre assim, porque nós estamos a criá-lo no presente", afirmou Xiomara, acrescentando que "é possível desenvolver coisas com base em técnicas antigas que são pouco exploradas".

Da colecção "#viseufolk" fazem parte três linhas, uma de fardamento que irá vestir os 400 voluntários do festival; uma de merchandising – com bonés, casacos, gravatas e lenços –; e uma de "trajes especiais que vão ser usados em momentos-chave do evento", explicou o vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu, Jorge Sobrado.

O vereador afirmou também que "a colecção vai estar à venda durante a semana do Europeade, prolongando-se pelo menos até ao final do ano", acrescentando que "o objectivo é conseguir recuperar o investimento de 50 mil euros e expandir [a venda] para outras cidades".

Para o presidente da câmara, Almeida Henriques, "Portugal ainda não fez a sua reconciliação com o folclore, como já aconteceu com o fado, e este é o contributo que Viseu dá nesse sentido".

Na 55.ª edição do Europeade, em Viseu, esperam-se cerca de 7000 participantes, 16 grupos folclóricos da cidade e outros provenientes de 24 países europeus, concluiu Almeida Henriques.

Sugerir correcção
Comentar