Seguradoras queixam-se de não terem sido ouvidas

Associação Portuguesa de Seguradores afirma que uma eventual aprovação de legislação sobre eutanásia "não será neutra em matéria de seguros de vida.

Foto
manuel roberto

As seguradoras queixam-se de não terem sido ouvidas sobre os projectos de lei de despenalização da eutanásia que são votados nesta terça-feira à tarde no Parlamento e dizem que mudanças na lei obrigam a rever as regras dos seguros de vida.

Em resposta a perguntas da agência Lusa, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) afirma que uma eventual aprovação de legislação sobre eutanásia "não será neutra em matéria de seguros de vida, face à legislação que hoje disciplina os contratos de seguro".

"A APS nunca foi consultada sobre o tema, apesar de, nesta como em muitas outras matérias, a transversalidade da actividade seguradora recomendasse que houvesse uma auscultação prévia deste sector, de modo a prevenir a existência de lacunas na legislação e a consequente incerteza jurídica, geradora muitas vezes de conflitualidade indesejada", defende.

A Assembleia da República discute e vota nesta terça-feira os projectos de lei sobre a despenalização da morte medicamente assistida, numa pouco habitual votação deputado a deputado e de resultado imprevisível.

Para a APS, "as normas existentes que podem de algum modo ser chamadas a enquadrar este tema não foram elaboradas tendo em conta uma eventual alteração do quadro legal no que respeita à eutanásia" e, por isso, precisarão de ser "reinterpretadas ou alteradas à luz da legislação que venha a ser produzida sobre esta matéria".

Em debate e votação no Parlamento vão estar os projectos de lei apresentados pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), BE, PS e Partido Ecologista "Os Verdes", numa sessão que se prevê longa.

Os dois principais partidos, PS e PSD, que somam 175 dos 230 parlamentares, deram liberdade de voto aos seus deputados.

Bloco de esquerda e PAN votam a favor, sendo previsível o voto favorável da maioria dos deputados do PS.

CDS-PP e PCP são os únicos que anunciaram o voto contra, prevendo-se também votos contra de grande número de deputados do PSD.

O resultado dependerá dos votos desalinhados: os "sim" no PSD e os "não" do PS. A estas variáveis é preciso ainda juntar os deputados indecisos, as abstenções e os que possam estar ausentes em missão parlamentar ou por qualquer outro motivo.

Todos os diplomas prevêem que só podem pedir, através de um médico, a morte medicamente assistida pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável, sendo necessário confirmar várias vezes essa vontade.

Sugerir correcção
Comentar