Vários carros danificados devido a "pequeno tornado"

Não há vítimas a registar. Distrito de Faro tem registado vários fenómenos extremos nos últimos meses.

Foto
LUSA/LUÍS FORRA

Uma dúzia de carros ficaram danificados e algumas árvores caíram na sequência de um fenómeno extremo de vento que, esta sexta-feira, afectou uma avenida de Albufeira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) este fenómeno foi um "pequeno tornado", com uma trajectória muito curta e que só tocou a terra praticamente num ponto.

Em declarações à Lusa, a meteorologista Paula Leitão explicou que "havia uma linha de instabilidade que atravessava o Algarve" na altura em que se registou o fenómeno em Albufeira, às 4h20, a partir da qual se formaram "núcleos com ventos verticais mais intensos" que deram origem ao tornado. O incidente afectou apenas a Avenida da República, em Albufeira.

Reconhecendo que a análise ao que aconteceu é dificultada por se tratar de um fenómeno muito circunscrito, a meteorologista explicou que "havia todas as condições" para a formação de um pequeno tornado, formado a partir de uma "célula convectiva, que se vai movendo numa determinada trajectória, como se fosse uma nuvem, mas com uma estrutura maior e menos visível".

Segundo a especialista, quando estas células atingem o solo há "sempre consequências", porque o vento é "muito forte", funcionando "em espiral, como um saca-rolhas, com movimentos verticais muito intensos, de cima para baixo e de baixo para cima", ilustrou.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, não se registaram vítimas. "Foi uma coisa pontual, com ventos fortes que levaram a queda de várias árvores e de painéis de publicidade. Alguns carros que estavam estacionados na zona ficaram danificados", disse.

"As operações de socorro dos bombeiros já terminaram. Retirámos estruturas e árvores para desimpedir as vias. Agora a limpeza e retirada de equipamentos vão ficar a cargo do pessoal da câmara municipal", explicou. No local, estiveram cinco veículos e nove operacionais.

A mesma fonte acrescentou que, ao longo da noite, o CDOS teve de acorrer a algumas situações de inundações e quedas de árvores e estrutura, sem consequências graves.

A Câmara de Albufeira está a quantificar os prejuízos causados pelo fenómeno.

Nos últimos meses têm-se registado no distrito de Faro alguns fenómenos extremos de vento e um tornado.

No início de Março, a zona de Faro foi atingida por um tornado, que terá tido origem na Praia de Faro, tal como o fenómeno extremo de vento que afectou a cidade.

Os estragos do tornado foram registados também outros concelhos do litoral no sotavento algarvio: Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

 

Sugerir correcção
Comentar