Árvores e postes de electricidade derrubados por ventos fortes em Faro

Depois da capital do distrito, fenómeno semelhante atingiu Vila Real de Santo António.

Foto
Mau tempo tem feito estragos em várias zonas no país António Cotrim/Lusa

O primeiro alerta foi dado pelas 15h58, quando fortes rajadas de vento atingiram toda a zona desde a praia de Faro até ao centro comercial Fórum de Faro. O comando distrital da Protecção Civil de Faro começou a receber chamadas e deslocou-se ao local.

Pelo caminho de cerca de oito quilómetros, os ventos deixaram um rasto de árvores e postes de electricidade tombados bem como painéis de publicidade, alguns partidos e outros caídos, explica por telefone o comandante distrital da Protecção Civil de Faro, Vaz Pinto, que confirmou que os ventos fortes “provocaram muitos danos, mas até ao momento” não há registo de feridos graves. "Estes fenómenos estavam previstos", acrescentou Vaz Pinto que disse que além dos ventos fortes, também há registo de precipitação.

Sensivelmente uma hora depois, o mesmo fenómeno – que já foi uma repetição de um semelhante ocorrido há quatro dias – ocorreu em Vila Real de Santo António, mais precisamente nas zonas da Manta Rota e Altura. "Os serviços municipais da Protecção Civil e bombeiros estão em ambos os locais" atingidos no Algarve, disse ainda o comandante Vaz Pinto. 

Em Cacela Velha, Tavira, foi derrubada pelo vento uma caravana com um casal lá dentro. O senhor ficou com ferimentos ligeiros, disse o tenente Afonso da GNR de Faro. Na Estrada Nacional 125, perto de Altura, uma árvore caiu para cima de uma viatura com ocupantes. O incidente causou danos mas nenhum ferido. 

O PÚBLICO está a tentar contactar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para saber se o fenómeno pode ou não ser referido como um tornado e se existe alguma probabilidade de voltar a acontecer.

Na sua página na Internet, o IPMA tem indicação de aviso amarelo para o distrito de Faro com rajadas que podem chegar aos 90 km por hora. O aviso amarelo estava previsto apenas para depois das 23h deste domingo até às 21h de segunda-feira.

 

Sugerir correcção
Comentar