Winnie Mandela vai ter funeral de Estado

Cerimónia oficial marcada para 14 de Abril. Presidente Ramaphosa foi ao Soweto prestar homenagem.

Mulheres junto à casa de Winnie Mandela, no Soweto
Fotogaleria
Mulheres junto à casa de Winnie Mandela, no Soweto SIPHIWE SIBEKO/Reuters
Fotogaleria
Ramaphosa esteve no Soweto na segunda-feira à noite EPA
Fotogaleria
EPA
Fotogaleria
ROGAN WARD/Reuters

Winnie Madikizela-Mandela, que foi casada com Nelson Mandela e era uma das mais controversas protagonistas da luta contra o apartheid, vai ter um funeral de Estado. A cerimónia oficial foi marcada para 14 de Abril, anunciou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Madikizela-Mandela morreu na segunda-feira, aos 81 anos. Até ao seu funeral vão realizar-se homenagens a esta figura que se manteve sempre popular na África do Sul, apesar das acusações de corrupção e de envolvimento em crimes. 

Logo na segunda-feira à noite uma pequena multidão juntou-se em frente à sua casa no Soweto, o bairro que foi um dos centros da resistência ao domínio dos brancos e à segregação. À noite, Ramaphosa esteve na casa modesta onde Winnie vivia para prestar homenagem.

“A nação não estava preparada para a sua partida e as pessoas estão de luto. Esta morte é uma grande perda pois ela era uma das mulheres mais fortes na nossa luta e sofreu muito... Manteve a coragem em nome do povo", disse Ramaphosa, que assumiu a presidência em Fevereiro, depois da demissão de Jacozb Zuma.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários