Hugo Santos
Foto
Hugo Santos

Melgaço quer ser o destino de natureza “mais radical de Portugal”

Câmara Municipal de Melgaço apresentou campanha de promoção do turismo no concelho mais a Norte de Portugal. Discover Melgaço é o nome do projecto, cuja ideia é sublinhar que é possível praticar desportos de rio e montanha ao longo de todo o ano

Discover Melgaço é a designação da campanha apresentada pela câmara local que pretende afirmar aquele concelho do distrito de Viana do Castelo como "o destino de natureza mais radical do país". "Temos potencial para tal. De ano para ano, temos mais turistas e de diferentes origens", afirmou o vereador José Adriano Lima, na apresentação daquela acção integrada no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo.

Para o responsável, o concelho mais a Norte de Portugal "é um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal".

"Em Melgaço é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano, ao sabor de um Alvarinho único e do fumeiro de Melgaço", sustentou. Para o município, o turismo de natureza "é um produto prioritário" que está a ser trabalhado desde Janeiro com a campanha Discover Melgaço, em quatro redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

PÚBLICO -
Foto
Hugo Santos

Já Mónica Montenegro, do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), também presente na apresentação da campanha, sublinhou que "o posicionamento de Melgaço remete para uma imagem de natureza activa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais activa, mais jovem".

"Uma sociedade com um autoconceito elevado, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais que lhes permitam praticar desportos em ambientes de natureza e/ou desfrutar de recantos ricos em paisagem, história, cultura e tradição", explicou.

A responsável acrescentou que o objectivo passou "pela criação de uma identidade que ilustrasse a principal força característica do destino Melgaço, a diferença do destino de natureza onde é possível praticar desportos de rio e montanha ao longo de todo o ano, de máxima exigência".

A campanha em curso assenta na divulgação de cinco produtos, o turismo de natureza, saúde e bem-estar, gastronomia e vinhos e cultura e património e turismo desportivo. "A campanha digital tem tido bons resultados, mas, para além da estratégia de implementação, o sucesso também depende muito do empenho do sector privado no que diz respeito à partilha dos conteúdos e à adequação da sua comunicação", sublinhou Mónica Montenegro.

"Os turistas desejam sentir-se bem-recebidos, acarinhados, como se em suas casas estivessem, usufruindo de um ambiente único de tranquilidade, segurança, privacidade, ao mesmo tempo que desfrutam de tudo o que o destino tem para oferecer, incluindo o contacto com a população e a sua cultura", reforçou a responsável do IPDT.