Seis mortes confirmadas na queda de ponte em universidade de Miami

Estrutura tinha sido colocada no local há menos de uma semana na Florida International University. Houve carros que ficaram presos debaixo dos escombros.

Fotogaleria
CRISTOBAL HERRERA/EPA
Fotogaleria
GIORGIO VIERA/EPA
Fotogaleria
GIORGIO VIERA/EPA
Fotogaleria
Joe Skipper/REUTERS
Fotogaleria
GIORGIO VIERA/EPA
Fotogaleria
GIORGIO VIERA/EPA
Fotogaleria
GIORGIO VIERA/EPA

Uma ponte pedonal pertencente a uma universidade pública em Miami colapsou nesta quinta-feira apanhando carros e provocando a morte a seis pessoas. A estrutura em betão pertence à Florida International University, cuja população escolar ronda as 68 mil pessoas (56 mil estudantes e 12 mil professores e funcionários). O balanço inicial dava conta de quatro mortos, mas as autoridades referiram na manhã desta sexta-feira que há seis vítimas mortais e nove feridos.

Foto

Poucas horas após o acidente, as autoridades falavam num número indeterminado de pessoas presas nos escombros. Pelos menos nove feridos foram transportados para um hospital local, dois deles em estado grave. As operações de resgate prolongaram-se pela noite de sexta com a ajuda de uma equipa cinotécnica, relata a Reuters. 

Algumas partes da estrutura não colapsaram, mas encontram-se extremamente inclinadas, mostram as imagens e relatam os media locais, o que está a complicar as operações de resgate e salvamento.

A ponte tinha sido instalada há menos de uma semana e, segundo a BBC, foi "montada" em apenas seis horas. Pretendia servir de passagem segura para milhares de pessoas que circulam no campus e que se debatem com um troço de auto-estrada muito movimentado pertencente à U.S. Highway 41, também conhecida como Tamiami Trail. A nova passagem aérea, que passaria por cima deste troço, deveria estar pronta em 2019 e ligar o campus a Sweetwater, uma pequena localidade onde vivem cerca de 4000 estudantes daquela universidade, segundo noticiava o Miami Herald a 10 de Março.

O tabuleiro pesa 950 toneladas, tendo sido colocado no último sábado, numa única manhã, de acordo com a imprensa de Miami.  

O acidente aconteceu por volta das 14h locais (19h em Portugal continental). Com uma extensão de 97,5 metros, a ponte deveria ser sustentada por cabos e era uma obra da mesma empresa que construiu a icónica Sunshine Skyway, em Tampa, Florida. Pouco tempo depois do acidente, a empresa publicou uma mensagem no Facebook em que prometeu “uma investigação aprofundada para determinar exactamente o que correu mal”.

Segundo o jornal Miami New Times, as empresas Munilla Construction Management e Figg Bridge Group viram-se envolvidas no passado recente em acusações de práticas pouco seguras no local de trabalho. Certo é que a universidade elogiava o projecto, tanto pela sua natureza, como pelo impacto que deveria ter na segurança de milhares de pessoas que ganhariam ali uma forma mais segura de chegar ao campus. 

A obra tinha sido adjudicada por 14,2 milhões de dólares. A segunda empresa, por seu lado, também já tem no seu historial uma ponte que colapsou. No caso, diz o mesmo jornal, envolveu uma construção na Virgínia, que também caiu em Junho de 2012, enquanto ainda estava a ser executada. Na altura, não houve mortos. Quatro trabalhadores sofreram ferimentos ligeiros e a empresa foi multada em 28 mil dóalres por desrespeitar normas de segurança.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o Presidente Donald Trump está a acompanhar a situação. No Twitter, o Presidente norte-americano descreveu o acidente como “devastador” e “trágico”. “Tantos socorristas corajosos acorreram ao local para salvar vidas. Obrigado pela vossa coragem”.

O Governador da Florida, Rick Scott, disse que iria visitar o local do acidente. O Departamento Nacional de Transportes informou que enviou uma equipa para investigar o colapso da ponte.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários