Torre de Belém reabre ao público na terça-feira

O monumento encontrava-se encerrado desde 28 de Fevereiro, devido às condições climáticas adversas que causaram danos na ponte de acesso pedonal e no sistema de electricidade.

Foto
A Torre de Belém é considerada património mundial pela UNESCO desde 1983 Bruno Lisita

A Torre de Belém, em Lisboa, vai reabrir ao público na terça-feira, depois de ter estado encerrada por motivos de segurança devido à tempestade Félix, indicou nesta segunda-feira uma fonte da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que acrescenta que não se registaram quaisquer danos neste último fim-de-semana.

De acordo com a mesma fonte, o monumento voltou a estar operacional depois de ter sido reparada a ponte de acesso pedonal e o sistema de electricidade, que ficou danificado devido à quebra de vidros nas vigias, permitindo a entrada de humidade para o sistema. 

Em 2017, a Torre de Belém registou 575.875 entradas, menos 16% do que em 2016, devido à introdução de uma política de limitação de entradas, por questões de segurança.

Construída no século XVI como torre de defesa da barra do Tejo, a partir da ocupação Filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras, tornando-se ao longo do tempo um dos ícones da imagem arquitectónica histórica da capital. Está classificada como património nacional desde 1907, e património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1983.

Sugerir correcção
Comentar