NRA distribuiu mais de sete milhões de dólares por centenas de escolas entre 2010 e 2014

De acordo com uma análise da Associated Press, o poderoso lobby de armas aumentou exponencialmente os subsídios destinados a programas escolares entre 2010 e 2014.

Foto
Reuters/© Adrees Latif / Reuters

A National Rifle Association (NRA), o poderoso lobby de armas dos Estados Unidos, distribuiu ao longo dos últimos anos mais de sete milhões de dólares (cerca de 5,6 milhões de euros) a centenas de escolas norte-americanas, através de subsídios, segundo uma análise feita pela Associated Press a partir dos registos fiscais da associação.

No entanto, no seguimento do tiroteio numa escola no estado da Florida no dia 14 de Fevereiro, que vitimou 17 pessoas, algumas destas instituições escolares já anunciaram que vão deixar de aceitar os subsídios da NRA.

Segundo a AP, entre 2010 e 2014, a NRA deu mais de sete milhões de dólares a cerca de 500 escolas através de subsídios que se destinavam ao desenvolvimento de desportos de tiro. Os destinatários destes montantes foram sobretudo programas extracurriculares, denominados de programas JROTC, que podem incluir treino militar básico ou alguns tipos de clubes de caça, tiro ou agricultura.

Em alguns dos casos os subsídios foram oferecidos em forma de equipamento, como armas, munições ou material de segurança. Cerca de 1,3 milhões de dólares (pouco mais de um milhão de euros) foram distribuídos em dinheiro e os restantes cerca de seis milhões em equipamento, treino ou outro tipo de custos – de acordo com algumas fontes ouvidas pela AP, muitos dos programas escolares teriam dificuldades em sobreviver sem esta ajuda.

A rede de escolas públicas da cidade de Denver e do condado de Broward, na Florida, já informaram que este ano não vão aceitar os subsídios da NRA. Mas a maioria das instituições não deu qualquer indicação de que vai rejeitar os montantes com origem no lobby de armas.

O dinheiro que foi distribuído para estes programas escolares é uma pequena parcela dos 61 milhões de dólares (mais de 49 milhões de euros) que a NRA ofereceu a uma variedade de grupos locais desde 2010. Contudo, a análise da AP demonstra que os subsídios concedidos pela associação aumentaram exponencialmente durante o quadriénio 2010-2014.

Com as ajudas financeiras que são destinadas aos mais jovens, os críticos acusam a NRA de querer começar a formar a próxima geração de associados.

Sugerir correcção
Comentar