PSD e Governo negoceiam transferência de competências gradual

Ministro propôs ao PSD que a passagem de poderes possa ser feita em quatro anos. PSD aceita o princípio e já só quer discutir o financiamento. Mas avisa: a descentralização regional fica para 2019.

Álvaro Amaro, ao centro, presidente da Câmara da Guarda
Fotogaleria
Álvaro Amaro, ao centro, presidente da Câmara da Guarda
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna
Fotogaleria
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna dro Daniel Rocha

O PSD concorda com a transferência de competências para os municípios apresentada pelo Governo, a que chama municipalização, mas quer negociar a descentralização regional até ao final da legislatura, explicou ao PÚBLICO Álvaro Amaro, nomeado pelo presidente do partido, Rui Rio, como o negociador desta reforma administrativa com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

“O PSD concorda com o primeiro pilar da descentralização, a que podemos chamar municipalização, ou seja, o da transferência de competências para os municípios, e quer que este processo esteja concluído até Julho”, afirmou ao PÚBLICO Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda e dos Autarcas Sociais Democratas, sobre a legislação já apresentada pelo Governo na Assembleia da República e previamente negociada com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

Mas o PSD quer ir mais longe, uma vez que advoga “uma verdadeira reforma da organização e da gestão do Estado”, assume Álvaro Amaro, que é também presidente da Mesa do Congresso da ANMP. “Colocámos em cima da mesa das negociações um segundo pilar, para reflexão, análise e debate, que não colide com este primeiro pilar e que pode ser negociado até ao fim da legislatura”, anuncia Álvaro Amaro, explicando: “É o que consideramos mais importante e que é a verdadeira descentralização, a transferência de competências do Estado central para espaços sub-regionais e regionais”, isto é, “para as Áreas Metropolitanas as Comunidades Intermunicipais (CIM) e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)”.

Quanto a prazos, Álvaro Amaro considera que a descentralização para as Áreas Metropolitanas, CIM e CCDR pode estar “negociada e aprovada até ao final da legislatura”, uma meta temporal de “horizonte dilatado que o ministro Eduardo Cabrita viu com bons olhos”, no encontro entre ambos que decorreu a semana passada, estando nova reunião prevista para este mês. Este nível de transferência de competências está prevista no programa de Governo, mas o ministro Eduardo Cabrita, responsável pelo dossier, ainda não apresentou diplomas legislativos que a concretizem.

Na reunião entre Eduardo Cabrita e Álvaro Amaro foi discutido aquilo que o PSD classifica como “primeiro pilar da descentralização”: a lei quadro de transferência de competências para os municípios, os diplomas sectoriais que a concretizam e as alterações à Lei das Finanças Locais que incluem o envelope financeiro que acompanha as novas competências das câmaras.

Financiamento por município

“O PSD vai analisar a simulação do pilar financeiro, cujos documentos me foram entregues pelo ministro”, frisa Álvaro Amaro, salientando: “Há um dado novo que me foi revelado pelo ministro. Consiste em que o envelope financeiro que acompanha as novas competências vai ser entregue por município”. O presidente dos Autarcas Sociais Democratas sublinha que “este é um ponto para eventual consenso”, já que “este tipo de critério era defendido pelo PSD”.

Outro aspecto da transferência de verbas para as câmaras que satisfaz o PSD é que as alterações à lei de financiamento “permitem a temporalização em quatro anos”, avança Álvaro Amaro, explicando: “Por exemplo, a educação recebe por lei, por município, x euros. Ora, o presidente da câmara pode discordar e não é obrigado a aceitar automaticamente. Pode esperar até ao fim de quatro anos, o financiamento é gradual, progressivo e vai até quatro anos.”

A importância deste critério de “temporalização” vem do facto de “os municípios não terem todos a mesma capacidade de concretização”, afirma o negociador do PSD. Assim, “a temporalização em quatro anos permite que nem todos os municípios façam a transferência de competências ao mesmo tempo” e que “os municípios que não estão preparados ou que considerem que o envelope financeiro não chega, possam adiar durante quatro anos ou adiar pelo menos parcialmente a assunção de novas competências”, explica Álvaro Amaro, acrescentando que, “a cada ano, os municípios podem aplicar a transferência parcial de competências”.

Em jeito de conclusão, o negociador designado por Rui Rio afirma: “Nós não vamos discutir o caminho para a transferência de competências, faríamos diferente, mas Governo tem direito a escolher o caminho. A lei quadro e os diplomas sectoriais estão bem e foram devidamente negociados pela ANMP. Queremos é estudar bem o financiamento e o segundo pilar de descentralização.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários