Irmão de Nawaz Sharif confirmado na liderança do partido do poder

Shehbaz Sharif está à frente da Liga Muçulmana do Paquistão depois de o Supremo ter proibido o irmão de se candidatar a cargos políticos nos próximos dez anos.

Foto
Shehbaz Sharif LUSA/S. SHAHZAD

A Liga Muçulmana do Paquistão (PMLN) confirmou a nomeação de Shehbaz Sharif com líder do partido que governa o país. O até agora chefe do governo da província de Punjab foi indicado para o novo cargo pelo irmão, Nawaz Sharif, antigo primeiro-ministro que foi proibido de concorrer a cargos políticos durante uma década pelo Supremo Tribunal.

A PMLN nomeou Nawaz “líder vitalício”, numa medida simbólica que poderá ser vista como uma provocação ao poder judicial, por o Supremo também ter sentenciado que Nawaz Sharif também não pode estar à frente do partido.

Em Julho de 2017, o Supremo Tribunal paquistanês pôs fim à governação de Nawaz Sharif devido a suspeitas de corrupção. O ex- primeiro-ministro vai começar a ser julgado em breve por um caso de corrupção. 

Quando deixou a liderança do Governo, Nawaz Sharif usou a maioria parlamentar do seu partido para pôr no cargo de forma interina o seu aliado Shahid Khaqan Abbasi. Agora, ao chegar à liderança da PMLN, o irmão posiciona-se para se apresentar às legislativas deste ano e poder vir a chefiar o Governo.

Sugerir correcção
Comentar