Ira Sachs vai filmar Isabelle Huppert e Marisa Tomei em Sintra com Rui Poças

A Family Vacation é o nome do sétimo filme do realizador de O Amor é Estranho, que vai ser rodado em Outubro e passa-se ao longo de um dia de férias. A direcção de fotografia é de Poças, conhecido pelo trabalho com Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues ou Lucrecia Martel.

Foto
A Family Vacation, do realizador estabelecido em Nova Iorque, terá fotografia de Rui Poças fÁbio augusto/arquivo

Pela primeira vez, Ira Sachs vai sair dos Estados Unidos para fazer um filme. A Family Vacation será a sétima longa do realizador estabelecido em Nova Iorque, e será rodada em Portugal no próximo mês de Outubro. Na direcção de fotografia estará o português Rui Poças. “Fui convidado pelo produtor [o franco-tunisino Saïd Ben Saïd] e o próprio Ira”, partilha ao telefone com o Ípsilon. Quanto ao que levou ao convite, o director de fotografia explica: “Conhecem os filmes que fiz e penso que virá na sequência dos últimos em que trabalhei no Brasil [Ferrugem, de Aly Muritiba] e na Argentina [Zama, de Lucrecia Martel, co-produção portuguesa]”, acrescenta, lembrando também que Ira Sachs, que faz curadoria do QUEER / ART / FILM, ciclo de cinema em Greenwich Village com o apoio da HBO, já programou O Fantasma e Morrer Como um Homem, filmes de João Pedro Rodrigues nos quais Poças trabalhou. Saïd Ben Saïd, o primeiro elo de contacto com Poças, já produziu Polanski, Téchiné, Verhoeven, Cronenberg, Yasmina Reza, Garrel, Walter Hill, De Palma ou Kléber Mendonça Filho.

Segundo a Variety, a história, centrada em nove personagens, passa-se ao longo de um só dia das férias de três gerações de uma família em crise após uma experiência que lhes muda a vida. Citado pela revista, Sachs explicou que o guião, assinado, como os seus mais recentes filmes, a meias com o brasileiro Mauricio Zacharias, tem uma qualidade teatral. No elenco, nomes como Greg Kinnear, de Homenzinhos, e Marisa Tomei, de O Amor é Estranho, que voltam a trabalhar com Sachs. A francesa Isabelle Huppert, o belga Jérémie Renier, assíduo dos filmes dos irmãos Dardenne, André Wilms, o francês que colabora com Aki Kaurismäki, estreiam-se neste universo.

Sugerir correcção
Comentar