Lágrimas de queijo

Esta é a história de um queijeiro e da maneira como se vicia um mercado.

Esta é a história de um queijeiro e da maneira como se vicia um mercado. Troquei mercadorias (não é queijo) por razões óbvias.

O queijeiro A faz o melhor queijo de todos. Como tem muitos amigos vende quase todos os queijos aos amigos a um "preço de amigo" que só dá para cobrir as despesas. Não dá nem para as horas de trabalho nem para ter qualquer lucro. O pouco dinheiro que ganha é nos queijos que vende a um dos grandes supermercados. Apesar de ser caro a procura é enorme e esgota-se sempre.

Um dia depois de muitos anos de sacrifício o queijeiro esqueceu os amigos e mandou os queijos todos para o supermercado. Venderam-se todos. Ao fim de um ano pôde comprar instalações para poder fazer queijos ainda melhores.

Os amigos do queijeiro não gostaram mas compreenderam. Começaram logo a comprar o queijo a outro queijeiro, o B. Apesar de não ser tão bom como o queijo A era bonzito e o preço era o mesmo, muito baixo.

Nem um dos amigos se lembrou de ir ao supermercado comprar o queijo A, ao preço que qualquer pessoa pagava por ele. Isto magoou o queijeiro A porque dava a ideia que só lhe compravam o queijo por ser barato.

Quando foi uma equipa de televisão à aldeia para filmar o queijeiro A falaram com os amigos dele. Estes disseram que o queijo A "já tinha sido bom" mas que agora o melhor era o queijo B, que era aquele que toda a aldeia comprava.

Com isto, o queijo A deixou de se vender bem. O inferior queijo B tornou-se famoso mas ninguém, a não ser os amigos, consegue comprá-lo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários