Macedónia disposta a mudar de nome para acabar disputa com a Grécia

Desde a independência, na década de 1990, que o nome escolhido pela antiga república jugoslava é motivo de um conflito diplomático com os gregos.

Centenas de milhares de gregos têm saído para a rua para protestar a utilização do termo "macedónia" no nome da ex-república jugoslava
Foto
Centenas de milhares de gregos têm saído para a rua para protestar a utilização do termo "macedónia" no nome da ex-república jugoslava Reuters/COSTAS BALTAS

A Macedónia disse estar disposta a acrescentar um modificador geográfico ao seu nome — algo como Macedónia do Norte — para resolver as animosidades da Grécia, disse nesta terça-feira o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, citado pela Reuters.

A Macedónia passou a fazer parte das Nações Unidas em 1993, na altura com o nome provisório Antiga República Jugoslava da Macedónia – a vizinha Grécia recusava-se a aceitar o único nome Macedónia, para que não houvesse confusões com a região grega que tem o mesmo nome.

Desde o desmembramento da Jugoslávia e consequente independência da Macedónia em 1991 que o nome do país já tem gerado conflitos entre os gregos e os macedónios. Macedónia é também o nome de uma região no Norte da Grécia, a partir de onde Alexandre, “o Grande”, terá iniciado a expansão do seu império.

“Gostaria que as negociações [com a Grécia] resultassem… Estamos prontos para ter um modificador geográfico no nosso nome”, admitiu o primeiro-ministro Zaev. No Fórum Económico Mundial do mês passado, na cidade suíça de Davos, Zaev tinha-se comprometido a encontrar uma solução rápida para o problema.

Ainda que grande parte da comunidade internacional se refira ao país como Macedónia, em cima da mesa podem agora estar nomes como Nova Macedónia ou Macedónia do Norte.

O político referiu ainda que o seu Governo decidiu alterar o nome do aeroporto principal do país (na capital) e de uma das auto-estradas mais conhecidas e mais utilizadas – ambos se chamavam Alexandre, “o Grande”. Agora, o aeroporto passará a chamar-se Aeroporto Internacional de Skopje e a auto-estrada passa a chamar-se Amizade – quiçá para acabar, de vez, com os conflitos de nomenclatura com os gregos.