Kate Upton acusa fundador da Guess de assédio e a marca já respondeu

Apesar de Paul Marciano já ter sido acusado antes de má conduta sexual, esta foi a primeira denúncia pública.

Foto
Kate Upton é modelo e actriz Reuters/EDUARDO MUNOZ

Acrescentando mais uma voz ao coro de mulheres que protestam contra o assédio e os abusos sexuais, Kate Upton partilhou algumas acusações contra Paul Marciano, 65 anos, um dos fundadores da marca Guess. A empresa já respondeu, assim como a cara da última campanha, Jennifer Lopez.

"É decepcionante que uma marca para mulher tão icónica como a Guess ainda tenha Paul Marciano como seu director criativo #metoo", partilhou Kate Upton na quarta-feira, no Twitter e no Instagram. A modelo afirmou também que Paul Marciano "não deve ser autorizado a usar o poder que tem na indústria da moda para assediar sexual e emocionalmente as mulheres".

Apesar desta ter sido a primeira vez que uma mulher acusou publicamente Paul Marciano de má conduta sexual, pouco tempo depois de Kate ter partilhado o tweet, uma actriz e argumentista respondeu que tinha trabalhado com o co-fundador da Guess e que tinha sentido algum medo.

"Obrigada por falar sobre o assunto. Conheço uma pessoa que foi incomodada enquanto eu trabalhava lá. Sinto muito que isto também tenha acontecido consigo”, acrescentou uma segunda mulher.

Nesta quinta-feira, numa declaração pública, a Guess escreveu que tomou conhecimento das acusações de Kate Upton. A empresa partilhou que "investigará na totalidade as queixas da modelo para determinar se estas têm fundamento". Também Jennifer Lopez veio dizer que não compactua com casos de "assédio, violação ou má conduta". "Todas as acusações devem ser exaustivamente investigadas. Como mulher, continuarei a apoiar os nossos direitos”, acrescentou.

A empresa com sede em Los Angeles também disse que investigou duas alegadas acusações contra Marciano que foram publicadas por um site de entretenimento, em Novembro. Uma delas tinha sido arquivada em 2009.

Uma mulher diferente contou que Marciano a assediou durante uma visita à sede da Guess, de acordo com o site Blast. O executivo também nega esta acusação, explicou a marca. "Até ao momento, o conselho de administração não conseguiu determinar se qualquer uma das acusações têm fundamento", declarou a empresa.

Kate Upton tornou-se modelo e cara da marca em 2011 e ficou conhecida como Guess Girl. Já Paul Marciano co-fundou a Guess no início dos anos 1980 e foi nomeado director criativo, em 2015, depois de se ter demitido como director executivo da marca.

Depois das acusações de Kate Upton, a Guess sofreu a maior quebra de vendas dos últimos cinco anos.

Notícia actualizada às 14h35: acrescentadas declarações de Jennifer Lopez

Sugerir correcção
Comentar