Comissão Europeia cria observatório para a blockchain

Desde 2013 que a Comissão tem 340 milhões de euros para financiar projectos que usem a tecnologia.

Foto
Mariya Gabriel, a Comissária responsável pela Economia e Sociedade Digitais LUSA/STEPHANIE LECOCQ

A Comissão Europeia lançou um observatório para discutir a tecnologia de blockchain, a base de dados que é usada em moedas como a bitcoin. A informação foi avançada esta quinta-feira numa conferência de imprensa em Bruxelas.

O objectivo do Observatório e Fórum da UE para a Tecnologia de Cadeia de Blocos é destacar os principais desenvolvimentos do sistema. Desde 2013 que a Comissão financia vários projectos que usam a blockchain em programas de investigação. Nos próximos dois anos, o objectivo é continuar a financiar projectos que usem esta tecnologia, com fundos que podem chegar aos 340 milhões de euros.

Concebida pelo inventor da bitcoin em 2008, a blockchain é uma base de dados distribuída que regista informação em blocos encadeados por ordem cronológica. O sistema foi criado para que ninguém tenha o poder de alterar os registos, e é frequentemente utilizado para registar transacções feitas com criptomoedas como a bitcoin, a litecoin e o ethereum.

 “Tem um enorme potencial social e económico para tornar as transacções em linha mais seguras, ao prevenir ataques e ao eliminare necessidade de qualquer intermediário”, diz Andrus Ansip, o vice-presidente responsável pelo Mercado Único Digital, em comunicado.

De acordo com o documento publicado no site da Comissão, “estas tecnologias deverão ter impacto no sector dos serviços digitais e transformar os modelos empresariais numa vasta gama de domínios, como os cuidados de saúde, seguros, finanças, energia, logística, gestão dos direitos de propriedade intelectual ou serviços públicos.”

Em comunicado, a Comissão Europeia acrescenta que vários empresários europeus já oferecem soluções baseadas na tecnologia. "Vejo a tecnologia de cadeia de blocos como um factor de mudança e quero que a UE esteja na vanguarda do seu desenvolvimento", frisa Mariya Gabriel, a Comissária responsável pela Economia e Sociedade Digitais, na conferência de imprensa sobre o novo projecto.

Sugerir correcção
Comentar