Semáforos vão dar prioridade aos autocarros atrasados

O projecto criado pela Câmara Municipal de Lisboa tem como objectivo providenciar aos passageiros da Carris um serviço mais regular e promover a utilização dos transportes públicos. Medida não conta com o apoio do presidente do Automóvel Clube de Portugal.

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Eixo central de Lisboa, entre Entrecampos e o Marquês de Pombal, será a primeira zona a aplicar o sistema Fábio Augusto

Os autocarros da Carris que estiverem atrasados vão passar a ter prioridade nos semáforos. A Câmara Municipal de Lisboa vai avançar com este projecto na zona entre Entrecampos e o Marquês de Pombal, a fim de criar mais regularidade e pontualidade nos autocarros, avança o Diário de Notícias nesta sexta-feira. O objectivo é também convencer as pessoas a reduzirem o número de automóveis na cidade, mas para isso há que haver um serviço de transporte de “qualidade”, disse o vereador de mobilidade e segurança da autarquia, Miguel Gaspar, ao DN.

Em causa está o tempo perdido com paragens forçadas, devido aos automóveis mal estacionados que perturbam a circulação. “Quando perguntamos às pessoas o que querem ver alterado referem a pontualidade e a regularidade”, afirmou Miguel Gaspar ao DN, que acrescentou ainda que esse é um dos motivos para que se dê “prioridade ao transporte público nos semáforos”.

O novo sistema criado pela autarquia fará com que os autocarros que estejam atrasados sejam reconhecidos pelos semáforos, através de um sensor: quando se aproximarem, os semáforos passarão automaticamente a verde, de maneira a que o veículo não perca velocidade e recupere algum tempo perdido.

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, em declarações à Lusa esta sexta-feira, considerou que a intenção da Câmara de Lisboa em dar prioridade aos autocarros nos semáforos do eixo central só vai dificultar ainda mais o trânsito. "Da maneira como os corredores BUS estão feitos, obviamente que com o estrangulamento que houve no eixo central de Lisboa só vai dificultar ainda mais o trânsito. Portanto, o troço que querem fazer mais rápido é relativamente pequeno, por isso, não vai resolver rigorosamente em nada o problema da Carris: que é não cumprir horários", destacou Carlos Barbosa. 

O projecto visa também reduzir o número de carros na cidade e fazer com que as pessoas optem por utilizar regularmente os transportes públicos. “Sabemos que temos de reduzir os carros na cidade de Lisboa”, mas que “para isso o transporte público tem de ter qualidade”, afirmou o vereador.

Mas o presidente da ACP voltou a contestar as afirmações de Miguel Gaspar, afirmando que as pessoas optam por andar de carro, "porque não estão de acordo com a flexibilidade dos transportes públicos". O presidente do ACP acrescentou ainda que percebe o incentivo da câmara à redução de carros na cidade, "mas para isso é preciso que se faça mais parques de estacionamento". "O problema de Lisboa é a falta de espaço", disse à Lusa. 

Inicialmente, a medida será aplicada nas zonas de Entrecampos e Marquês de Pombal, mas a Estrada de Benfica poderá ser a próximo local a experimentar o projecto. 

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