Escola básica de Alvalade terá horta pedagógica

Com o final das intervenções na Escola Básica 1 dos Coruchéus em vista, Ricardo Robles quer melhorar 40 escolas neste mandato.

Foto
Ricardo Lopes

“Este mandato tem o foco na reabilitação de escolas, é uma enorme preocupação nossa e portanto o investimento nelas vai ser sempre uma prioridade,” disse ao PÚBLICO Ricardo Robles, vereador dos Direitos Sociais, Saúde e Educação na Câmara Municipal de Lisboa.

O vereador visitou nesta sexta-feira a Escola Básica 1 dos Coruchéus, em Alvalade, que se encontra em obras desde Janeiro de 2017. Uma intervenção que deveria durar um ano mas cuja conclusão não acontecerá antes de Agosto.

A modernização do estabelecimento inclui a construção de um centro polidesportivo, um novo refeitório com uma zona de confecção e refrigeração e mesmo hortas pedagógicas. “Tudo isto permitirá refeições de qualidade, integrando assim uma campanha pela alimentação saudável” que Robles pretende estender a todas as escolas do município “o mais rapidamente possível”.

O antigo espaço de refeitório dará lugar a uma biblioteca para os alunos de 1º ciclo.

Até à abertura do novo espaço, que já estará funcional no início do ano lectivo de 2018/2019, os alunos continuarão a fazer as suas refeições (fornecidas por uma empresa de catering) num contentor, sendo que as casas de banho também se encontram em contentores.

Quando questionado sobre a praga de roedores em escolas do Restelo, o que levou ao seu encerramento na passada quinta-feira, o vereador do Bloco esclarece que a situação está a ser tratada e que será reavaliada na segunda-feira de manhã para garantir que os alunos possam regressar em segurança.

O vereador considera ainda que, na sua maioria, as pragas "não se encontram relacionadas com a degradação dos imóveis", já que também decorreram em espaços relativamente novos: No entanto, reforça a preocupação em garantir a reabilitação do parque escolar, que se traduzirá num investimento de 59 milhões em mais de 40 escolas.

Além dos melhoramentos na Escola Básica 1 dos Coruchéus, no primeiro trimestre de 2018 serão ainda iniciadas obras em três outras escolas e serão lançados concursos para mais uma dezena de escolas, cujos investimentos totalizarão os 23 milhões de euros.

“A preocupação é garantir que a escola pública é a melhor oferta que a cidade pode ter de modo a assegurar aos pais a escolha da melhor infra-estrutura, oferta pedagógica e refeições escolares”, conclui Ricardo Robles.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar