Qualcomm multada em 997 milhões por pagar à Apple para eliminar concorrência

Comissão Europeia decidiu aplicar multa equivalente a 4,9% do volume de negócios da tecnológica, por abuso de posição dominante no mercado.

Foto
Margrethe Vestager na conferência de imprensa desta manhã, sobre a penalização à Qualcomm LUSA/OLIVIER HOSLET

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a decisão de aplicar uma multa de 997 milhões de euros à fabricante norte-americana de componentes electrónicos Qualcomm, acusada de financiar a sua cliente Apple para que esta não se abastecesse na concorrência.

A multa de 997.439.000 euros, explicou a Comissão em comunicado emitido esta manhã, é justificada pela “duração e gravidade da infracção”, que, de acordo com a instituição, durou "cinco anos, seis meses e 23 dias".

A coima visa também “dissuadir” as companhias a operar no mercado de se envolverem “neste tipo de práticas anti-concorrenciais no futuro”, salienta Bruxelas. A multa, acrescenta a nota emitida por Bruxelas, “representa 4,9% do volume de negócios da Qualcomm em 2017”.  

“A Qualcomm eliminou a concorrência ilegalmente”, declarou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, na conferência de imprensa em que anunciou a multa de 997 milhões de euros por abuso de posição dominante no mercado, na manhã desta quarta-feira, 24 de Janeiro.

Segundo a Comissão Europeia, a Qualcomm entregou milhares de milhões de dólares à Apple – e não só através de descontos – para esta não comprar ‘chipsets’ de banda base LTE (conjuntos de circuitos integrados que permitem a ligação às redes móveis) para os iPhones e iPads.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários