Kendrick Lamar produz banda sonora de Black Panther

O rapper será responsável pela curadoria do filme da Marvel de Ryan Coogler que chega a 15 de Fevereiro.

REUTERS/Carlo Allegri
Foto
REUTERS/Carlo Allegri

Há mais de 50 anos, o Pantera Negra, ou Black Panther, criação de Stan Lee e Jack Kirby, tornou-se o primeiro super-herói de origem africana da Marvel. T’Challa, a verdadeira identidade do herói, é o rei da nação ficcional Wakanda, um dos países mais avançados do mundo que está isolado de tudo o resto. Este mundo afro-futurista, com uma estética que parece ser bastante distinta do que é normal para o estilo dos Marvel Studios, vai chegar aos cinemas a 15 de Fevereiro. Será o terceiro filme de Ryan Coogler, o realizador de Fruitvale Station: A Última Paragem e Creed: O Legado de Rocky.

O afro-futurismo do filme será reflectido pela banda sonora, que está a cargo de Kendrick Lamar, o rapper que ajudou a dar novo fôlego à música vinda de Compton duas décadas após o auge do gangsta rap. Em parceria com o presidente da Top Dawg Entertainment (TDE), Anthony “Top Dawg” Tiffith, Lamar será o produtor e curador da banda sonora. É a primeira vez que tal acontece num filme dos estúdios da Marvel, mas não é inédito rappers fazerem isto em filmes, escolherem artistas para criarem novas canções, seja ou não em colaboração com eles. Foi essencialmente o que Jay-Z fez com O Grande Gatsby de Baz Luhrmann: juntar artistas e fazer algumas canções novas para o filme. Num press release, Coogler disse que a banda sonora explora “temáticas artísticas que alinham” com as que são “exploradas no filme”.

A banda sonora sai a 9 de Fevereiro, mas uma parte já pode ser ouvida. All the Stars, que saiu na íntegra no YouTube logo que a banda sonora foi anunciada, é uma colaboração entre Lamar e SZA, cantora de r&b que muito deve ao rap e é colega de editora do rapper. A artista de Ctrl, álbum do ano passado, canta com Lamar por cima de um instrumental produzido por Sounwave e Al Shux. Outro avanço, ainda sem nome conhecido, junta Lamar ao rapper Vince Staples, que lançou Big Fish Theory no ano passado, e pode ouvir-se parcialmente num novo trailer televisivo do filme. Esta quinta-feira saiu King's Dead, uma canção em duas partes de Jay-Rock, da TDE, com Lamar, Future e, quando o instrumental de Mike WiLL Made-It e Teddy Walton muda, o britânico James Blake.

Nenhum destes encontros é novidade: tanto no último disco de SZA quanto no último de Staples havia participações de Kendrick Lamar. O responsável pela partitura, propriamente dita, do filme, o sueco Ludwig Göransson, que tem trabalhado no mundo da televisão e de filmes cómicos, também fez a música dos filmes anteriores de Ryan Coogler, além de ter colaborações com rappers no currículo: é o produtor principal de Childish Gambino, o projecto de Donald Glover.

O actor principal de Black Panther será Chadwick Boseman, que fez de James Brown em Get On Up, Jackie Robinson em 42 e Thurgood Marshall em Marshall, a dar vida ao rei T'Challa. A acompanhar Boseman está um elenco que inclui o Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Daniel Kaluuya, Angela Bassett, Forest Whitaker, Sterling K. Brown ou Isaach de Bankolé – sim, o mesmo actor costa-marfinense que colaborou com Jim Jarmusch e Pedro Costa.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações