Festival South by Southwest: Da Chick vai lá outra vez

Da Chick não é a única portuguesa a figurar no cartaz do festival. A participação de Débora Umbelino, com o projecto Surma, já tinha sido anunciada em Outubro

Foto
DR

Da Chick, o projecto musical da portuguesa Teresa de Sousa, vai actuar pela segunda vez consecutiva num dos principais festivais dos Estados Unidos da América, o South by Southwest (SXSW), no mês de Março, em Austin, a capital do estado do Texas. O cartaz do South by Southwest, que a organização divulgou esta quarta-feira, 10 de Janeiro, inclui 570 nomes, sejam eles artistas ou membros da indústria musical, da indústria do cinema ou das tecnologias e do mundo digital.

Todavia, Da Chick não é a única portuguesa a figurar no cartaz do festival. A participação de Débora Umbelino, com o projecto Surma, já tinha sido anunciado em Outubro. Foi precisamente nesse mês que Débora Umbelino lançou o álbum de estreia do projecto musical Surma, que convida quem o ouve a mergulhar em ambientes frios, como as montanhas ou as cidades nórdicas, contou à agência Lusa a propósito da edição de Antwerpen.

Nos anos mais recentes, Portugal tem marcado presença no SXSW, com a participação individual de alguns artistas, em busca de uma rede de contactos para concertos e distribuição discográfica internacional, como David Fonseca, Holy Nothing, You Can't Win Charlie Brown, Legendary Tigerman ou Rita Redshoes.

Em 2016, já tinha estado presente no festival a plataforma online Why Portugal, criada como uma montra do que se faz na música nacional, e que funciona como facilitadora de contactos fora de portas. 

O SXSW, que teve a primeira edição em 1987, é um festival anual que ocupa praticamente toda a cidade de Austin, com conferências, debates, cinema, apresentações (pitching) de novas empresas (startups) e dezenas de concertos em simultâneo. 

Muito a propósito, a liberal cidade do Texas é classificada como a capital da música ao vivo dos EUA, dada a quantidade de actuações diárias nos bares e salas de concertos, sobretudo na Rua 6. The White Horse, Sahara Lounge ou Elephant Room são alguns dos mais conhecidos. A próxima edição decorre entre 9 e 18 de Março. 

Sugerir correcção
Comentar