Bolos, tetraedros e outros doces algoritmos

Dinara Kasko partilha regularmente as suas criações no Instagram. Quase 550 mil pessoas ficam — literalmente — de boca aberta.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

A arquitectura, o design e a pastelaria são compatíveis — e comestíveis? A resposta está nas criações de Dinara Kasko, chef ucraniana que constrói os seus bolos e sobremesas como se fossem modelos de edifícios, autênticas obras de arte, utilizando tecnologia 3D. "A imaginação é infinita", escreve Dinara na sua conta de Instagram (atenção: altamente calórica), com mais de 542 mil seguidores.

Analisemos, fatia transversal, o seu mais recente projecto, pensado para a apresentação do novo chocolate Ruby. A ideia era criar um conjunto de elementos (bolos) que, juntos, formariam uma única composição. Como resultado, obteve-se um bolo algoritmicamente modelado que consistiu em 81 bolos individuais. Esta composição cor-de-rosa foi inspirada no artista Matthew Shlian (especialista em pequenas esculturas de papel) e foi feita com a ajuda do editor de algoritmo gráfico Grasshopper. Todos os minibolos são diferentes.

Dinara não fala apenas de açúcar, quantidades, tempos de cozedura ou carinho. Junta ao seu discurso elementos essenciais como a forma, o volume, a composição, a proporção, a cor e a textura — isto para não falar de uma série de termos técnicos que parecem ter sido retirados de uma formação da NASA. "Um bolo bonito, bem como um belo edifício, precisa de um projecto preliminar", descreveu à revista de pastelaria So Good.

Formada em arquitectura e design e com experiência em fotografia e projectos 3D, a ucraniana estudou pastelaria na pequena cozinha de sua casa. Como qualquer receita, os seus bolos começam na sua cabeça. Mas o segundo passo é o computador, onde a artista cria a escala e as proporções e onde escolhe a cor, a textura e as decorações. Segue-se a impressão do modelo 3D e o seu pós-processamento. Alguns dos seus moldes de silicone já são comercializados (exemplo disso mesmo é o Bubbles).

Foto

"Posso criar qualquer forma", explica Dinara Kasko, uma "minimalista" que trata por tu os princípios da construção geométrica (como o diagrama de Voronoi, a biomimética e a triangulação). "A triangulação é uma partição de um objecto geométrico em tetraedros. O diagrama de Voronoi é uma partição de um plano em células com base num algoritmo matemático. A biomimética utiliza os modelos, sistemas e elementos da natureza, macro elementos em geral."

No final, são "apenas" bolos. "Esta simplicidade é bonita", sublinha Dinara, que não pretende imitar ninguém.

Foto
Sugerir correcção
Comentar