Radiohead acusam Lana Del Rey de plágio

Banda britânica diz que canção Get free, da intérprete norte-americana, apresenta semelhanças com Creep, o seu single de 1992.

Foto
Lana Del Rey no Festival Super Bock Super Rock, em 2012 Nuno Ferreira Santos

“Plagiador que plagia plagiador...” É uma história que parece ter contornos semelhantes ao conhecido ditado aqui referenciado. Depois de os Radiohead terem sido obrigados, na sequência de um acordo extra-judicial, a creditar na ficha da sua canção Creep os nomes dos compositores dos Hollies, banda também britânica dos anos 60-70, o grupo de Thom Yorke vem agora acusar Lana Del Rey de ter plagiado esse seu sucesso de 1992 em Get free, um dos temas do disco mais recente da intérprete norte-americana, Lust for Life (2017).

A confirmação foi feita pela própria Lana Del Rey, num tweet postado este domingo: “É verdade que este processo existe”. E a cantora acrescenta: “Embora eu saiba que a minha música não foi inspirada em Creep, os Radiohead acham que sim, e querem 100 por cento dos direitos. Ao longo dos últimos meses, eu ofereci-lhes até 40%, mas eles só aceitam 100. Os advogados deles mostraram-se irredutíveis, por isso, resolveremos o assunto no tribunal”.

Na notícia que dedica ao caso, o site Pitchfork diz não ter conseguido qualquer comentário por parte dos representantes dos Radiohead.

A informação disponível aponta para que a banda britânica – que no ano passado completou a digressão mundial relativa ao seu álbum mais recente, A Moon Shaped Pool, que passou também por Portugal, pelo Nos Alive, em 2016 – encontra semelhanças inaceitáveis entre a canção Get free, de Lana Del Rey, e Creep, o bem-sucedido single de 1992 que antecipou o primeiro álbum de estúdio dos Radiohead, Pablo Honey (1993).

Get free é a canção que fecha o alinhamento do último disco da cantora norte-americana, Lust for Life, e cujos créditos autorais são atribuídos à própria Lana Del Rey, além de Rick Nowels e Kieron Menzies.

Após o lançamento de Creep, os Radiohead viram-se também acusados de plágio por parte dos Hollies relativamente à sua canção de 1974, The air that I breathe, escrita por Albert Hammond e Mike Hazlewood. Mas o processo não chegou a tribunal: as duas partes acordaram que estes compositores passassem a ser também creditados como co-autores de Creep, com direito aos respectivos royalties.

Sugerir correcção
Comentar