Vai haver um churrasco gratuito na Gare do Oriente para celebrar o porco nacional

“Porco PT”, o projecto que pretende promover a utilização de carne de suíno, nacional faz seis meses e Lisboa e Torres Vedras serão palco de celebrações.

Fotogaleria
, Rui Gaudencio,Rui Gaudencio
Fotogaleria
DR

Neste sábado, a partir do meio-dia, a Gare do Oriente em Lisboa palco de celebração num evento que reunirá produtores nacionais de carne de porco à volta de um churrasco, para o qual todos estão convidados.

O acontecimento promovido pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) tem como objectivo a celebração os primeiros seis meses do projecto Porco PT que nasceu com o intuito de "reconhecer a qualidade superior da carne nacional, diferenciando a mesma da restante oferta", refere a organização em comunicado.

A ideia, conta Vítor Menino, presidente da FPAS, era começar o ano em grande com um roadshow, celebrando o projecto que teve início em Junho de 2017 junto dos portugueses, oferecendo para esse efeito quase uma tonelada de carne durante toda a tarde de sábado.

“Continuamos a lutar pelo reconhecimento da elevada qualidade do que se produz em Portugal e a defender os suinicultores nacionais com novas estratégias como é o caso do Porco PT,” afirma o presidente.

Também neste churrasco aberto ao público será divulgada a 7ª edição da quinzena gastronómica “O Porco é Rei” que, à luz do projecto Porco PT, terá um novo nome: “O Porco PT é Rei”. Torres Vedras será o palco escolhido para este evento, onde o número de restaurantes que promoverá pratos à base de carne de porco será vasto e onde haverá menus especialmente desenhados para o mesmo.

“O Porco PT é Rei” decorrerá de 13 a 31 de Janeiro e estão convidados todos os apreciadores de iguarias de carne de porco, as quais serão confeccionados exclusivamente com os produtos derivados de animais criados em solo nacional.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar