Governo quer fechar 2018 com 2000 milhões pagos às empresas

O valor acumulado de pagamentos às empresas entre 2016 e 2017 chegou aos 1250 milhões de euros. “Temos um total de incentivos aprovados que supera os 7,2 mil milhões de euros”, garante Nelson de Souza

Foto
Na “esmagadora maioria dos casos” (82%) são as PME que acedem aos incentivos, garante Nelson de Souza Marco Duarte

O número de empresas portuguesas que foi apoiada pelos sistemas de incentivos do Portugal 2020 (PT2020) já supera as oito mil, e a 29 de Dezembro de 2017 tinham sido pagos 1250 milhões de euros.

O responsável do Governo que acompanha mais de perto a execução dos fundos comunitários, o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, disse ao PÚBLICO que a máquina está afinada para continuar “a este bom ritmo de pagamentos” e o objectivo inscrito pelo Governo para o ano de 2018 é somar mais 750 milhões de euros a estes incentivos já pagos e fechar o ano na meta dos dois mil milhões em valor acumulado desde o arranque do Portugal 2020.  

No ano em que o executivo pretende avançar com a reprogramação do PT2020 – “estamos a trabalhar nisso, chegou a altura de o fazer”, admite Nelson de Souza – a preocupação, e a promessa do Governo, é a de que “esta dinâmica de apoio ao investimento empresarial não será de forma nenhuma interrompida”.

PÚBLICO -
Aumentar

"Na nossa opinião, há três factores que contribuem positivamente para este resultado: a confiança que os empresários têm na economia e no crescimento, porque sem eles se candidatarem não há projectos nem há execução; o facto deste sistema de incentivos ter tido o desenho certo no momento certo; e, por fim, a capacidade que a máquina teve de se organizar e de dar resposta a estes desafios”, afirma Nelson de Souza. E acrescenta: “Não nos podemos esquecer qual foi o ponto de partida, quando chegámos: quatro milhões de euros pagos e apenas 15 empresas envolvidas ”, conclui.

De acordo com os dados a que o PÚBLICO teve acesso, o Compete – Programa Operacional para a Competitividade e Inovação foi, naturalmente, aquele que fez um maior número de pagamentos (763,5 milhões de euros), seguindo-se-lhe o Programa Operacional do Norte, com 253,3 milhões de euros, e o Programa Operacional do Centro, com 182,7 milhões de euros.

Se olharmos para os números dos montantes já pagos em termos de organismos intermédios, encontramos o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação no topo da lista, com o maior volume de pagamentos: 818 milhões de euros.  Depois vem a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo com 357 milhões, o Turismo de Portugal, com 68 milhões e a ANI - Agência Nacional de Inovação, com 33,6 milhões.

Instado pelo PÚBLICO a caracterizar que tipo de empresas é que se candidatam, e acedem a estes incentivos, Nelson de Souza empenhou-se em “desmistificar as ideias e preconceitos” que referem que só as grandes empresas, e das regiões mais desenvolvidas, é que tem a capacidade de aceder a estes concursos. “Nada mais falso: na esmagadora maioria dos casos estamos a falar de pequenas e médias empresas. São 82% dos casos. E em termos de regiões envolvidas, verificamos que apenas 3% dos apoios foram para as regiões de Lisboa e do Algarve. Por aqui se percebe que 97% dos incentivos estão a ser aplicados nas chamadas regiões de convergência”, explica o secretário de Estado.

Uma outra ideia que o governante quis desmistificar foi aquela que preconiza que a maior parte do dinheiro entregue às empresas não se destina a investimentos imediatos, mas que se refere a adiantamentos a projectos que ainda vão ser apresentados. “Temos um total de incentivos aprovados que supera os 7,2 mil milhões de euros e, destes, 4,95 mil milhões referem-se aos sistemas de incentivo à inovação. Portanto, mais de metade dos investimentos aprovados destinam-se a medidas para introduzir novos produtos ou para melhorar consideravelmente os existentes”, advoga o secretário de Estado.

No caso do sistema de incentivos à qualificação das Pequenas e Médias Empresas (PME) que, segundo Nelson de Souza, já viu aprovados investimentos na ordem dos 1,7 mil milhões de euros, 75% dos projectos aprovados destinam-se à promoção das exportações ou a projectos de internacionalização.  

Ainda do bolo dos 7,2 mil milhões de euros em incentivos aprovados, valerá a pena destacar os 640 milhões de euros realizados em “co-promoção”, isto é, que implicam cooperação entre empresas, universidades e centros tecnológicos. “São estes sinais importantes que queremos dar, os da importância das parcerias para o desenvolvimento e a inovação, e a integração nas empresas de tecnologias desenvolvidas nos centros de saber. Estamos muito satisfeitos com estes valores, porque eles significam que já estamos quase a dobrar os valores que haviam sido conseguidos no quadro comunitário anterior”, explicou. 

Sugerir correcção
Comentar