Gostas de comboios? Então o CineRail é para ti

Cine-Rail decorre de 27 a 29 de Novembro no cinema São Jorge, em Lisboa. A entrada é gratuita

Fotogaleria
Charles Forerunner/Unsplash
Fotogaleria
Charles Forerunner/Unsplash

O Festival Internacional de Cinema Ferroviário, criado há mais de 20 anos em França e dedicado a filmes sobre e com comboios, terá pela primeira vez uma edição em Lisboa, na próxima semana no cinema São Jorge.

"Será uma oportunidade única para os cinéfilos e os entusiastas dos comboios assistirem ao que de melhor se faz no sector ferroviário", afirmam a CP e a União Internacional dos Caminhos-de-Ferro, co-organizadores do festival, em comunicado.

O CineRail, que ocupará o cinema São Jorge entre os dias 27 e 29 de Novembro, apresentará mais de 60 filmes, entre os quais A carruagem, de João Vasco, e Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio Azevedo, que têm honras de abertura. Gare de nuit, de Robin Dimet, sobre uma estação de serviço na Sibéria, e a curta-metragem Cyclicus, do realizador português Ricardo Sacramento, também fazem parte da programação, que seleccionou filmes de vários países, dos Estados Unidos à Nova Zelândia.

No festival serão mostrados filmes promocionais, publicitários, informativos, documentais e de ficção, que falam sobre segurança e ambiente, sobre viagens e passageiros, estações e apeadeiros, comboios do futuro, túneis, comodidade ou velocidade. Está prevista a atribuição de prémios para os melhores filmes em categorias como "comunicação corporativa", "sustentabilidade ambiental" e "património histórico". A entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar