Plataforma de moda Zalando abre centro tecnológico em Portugal

Até 2020, está previsto que o número de postos de trabalho suba para 150.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
Conferência de Imprensa da Zalando, com Marc Lamik, Rui Coelho da Invest Lisboa e Ricardo Marvão da Beta-i DR
Fotogaleria
Vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro DR
Fotogaleria
Conferência de Imprensa da Zalando, com Marc Lamik, Rui Coelho da Invest Lisboa e Ricardo Marvão da Beta-i DR
Fotogaleria
Conferência de Imprensa da Zalando, com Marc Lamik, Rui Coelho da Invest Lisboa e Ricardo Marvão da Beta-i DR

A Zalando SE, plataforma de moda online líder na Europa, vai expandir as suas operações tecnológicas para Portugal. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, em Lisboa. Este é o terceiro centro tecnológico fora da Alemanha.

A abertura será no início do próximo ano e até lá a empresa pretende contratar 50 profissionais de três áreas. Para Marc Lamik, responsável pelas áreas de parceria e inovação da Zalando, “é importante ter pessoas para trabalhar especificamente num determinado produto ou mercado”, por isso, além de engenheiros de software irão ser contratados designers e gestores de produto.

Até 2020, o objectivo é chegar à contratação de 150 pessoas. Actualmente, a Zalando tem mais de 12 mil colaboradores, 1800 dos quais na área da tecnologia, espalhados pelo mundo – além deste novo centro, já existem outros dois em Dublin e em Helsínquia, desde 2015.

O responsável explica que a empresa não venderá em Portugal. O objectivo do centro português é trabalhar a partir de Lisboa para os 15 países europeus onde a Zalando opera, entre os quais Espanha e França. Segundo Marc Lamik, a abertura deste centro é um passo estratégico para garantir o avanço em relação às expectativas dos clientes, no que se refere à personalização, inspiração e processo de compra. Desta forma, este novo centro vai “desempenhar um papel fundamental na estratégia da empresa, ao focar-se no desenvolvimento da experiência digital” da plataforma.

A escolha de Portugal deve-se sobretudo ao “ecossistema efervescente de startups”. “Vimos um grande potencial em Lisboa para encontrar pessoas talentosas e notamos que o ecossistema empreendedor está a ter um grande crescimento”, acrescentou o representante da Zalando.

Ainda não se sabe onde será o novo espaço, mas sabe-se apenas que vai abrir no centro da cidade. Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também esteve presente e deu as boas-vindas aos profissionais da Zalando, acrescentando que Portugal está a atrair, cada vez mais, as melhores empresas da Europa.

Fundada em 2008, a Zalando disponibiliza cerca de 250 mil artigos de roupa, sapatos e acessórios, num total de 2000 marcas. Esta empresa conta com cerca de 21 milhões de clientes activos e recebeu cerca de 70 milhões de encomendas em 2016. Em relação às suas receitas, a Zalando aponta para 3,6 milhões de euros, no ano passado.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar