Um calendário solidário para mostrar que "o corpo é apenas o acessório de um espírito jovem"

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos juntou 30 idosos para um calendário onde se tenta desmontar mitos sobre a vida num lar.

Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Julho DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Janeiro DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Fevereiro DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Março DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Abril DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Maio DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Junho DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Agosto DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Setembro DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Outubro DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Novembro DR
Fotogaleria
Fotografia correspondente ao mês de Dezembro DR

Na praia, a apoiar a selecção nacional ou mesmo num encontro romântico. Para celebrar o mês do idoso, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos apresentou esta segunda-feira um calendário solidário que reúne três dezenas de idoso fotografados em exemplos de envelhecimento activo. "Queriamos chegar à comunidade e marcar a diferença", conta Sofia Miranda, uma das responsáveis pelo projecto.

"O calendário por si só não é uma novidade, contudo a diferença está no facto de neste calendário se conseguir ligar os adjectivos sexy, arrojado e ousado à palavra idoso. Queriamos mostrar o outro lado da terceira idade", acrescenta ao Culto. 

A psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos afirma que a "desmitificação do lar" foi outro dos objectivos da iniciativa. "Queremos mostrar à comunidade que os idosos não vêm para o lar só para comer e dormir, já que eles têm capacidade para realizar projectos originais e arrojados, tal como este."

Ao longo de várias fotografias, os 30 modelos, utentes de cinco lares que a Santa Casa tem em Barcelos, dão forma ao tema do projecto e mostram que "o corpo é apenas o acessório de um espírito jovem”, diz a responsável.

Entre os fotografados, com 68 anos, Jorge Barbosa é o mais novo. Já Eugénia Almeida, com 100 anos, prova que a idade não é obstáculo para participar em iniciativas como esta. "Inicialmente estavam bastante tímidos, mas acabaram por nos surpreender pela positiva. Riram, brincaram e foram, sobretudo, muito originais", lembra Sofia Miranda.

Apesar da brincadeira durante o making of, a psicóloga conta que na apresentação desta segunda-feira, "alguns dos modelos acabaram por se emocionar" ao ver o resultado final.

Durante a apresentação foram vendidos mais de 50 exemplares, o que leva a organizadora a admitir que, "se as vendas se mantiverem a este ritmo", será lançada "uma segunda edição com mais 500 exemplares". O preço de cada calendário, três euros, "é simbólico" e reverte a favor dos lares para "realizar sonhos" como viajar.

Texto editado por Pedro Guerreiro

Sugerir correcção
Comentar