O espírito das Damas celebra-se no Brutal Fest

Entre esta terça-feira e sábado, as Damas, na Graça, em Lisboa, transformam em festival aquilo que tem sido a sua intervenção e programação musical. Le Ton Mité, CAVEIRA, MDME SPKR, Clementine ou DJ Neroso em cartaz

Foto
Le Ton Mité, colectivo reunido pelo americano radicado na Bélgica McCloud Zicmuse apresentará no festival Passé Compose Futur Conditionel, resultado do reencontro com o seu país vários anos depois DR

As Damas têm restaurante, palco e pista de dança e são um fervilhante espaço de boémia nascido no bairro da Graça, em Lisboa. As Damas são um laboratório criativo, um espaço de partilha e de descoberta, um centro cuja programação abrangente – o noise-rock, o jazz exploratório, a electrónica curiosa por novas formas ou as recentes pesquisas rítmicas afrocêntricas, entre muito mais – pretende ser espelho de uma realidade diversa e mostrar-se actuante (podemos dizer activista) nessa mesma realidade. Entre 17 e 21 de Outubro, as Damas lá estarão de portas abertas, como habitualmente. Entre 17 e 21 de Outubro, abrem para celebrar o que foram construindo e o que foi ali frutificando. Durante cinco dias, abram alas para o Brutal Fest.

O festival, de entrada gratuita, como é prática no espaço, arranca esta terça-feira, às 23h, com Ricardo Martins, o baterista que ao longo dos anos vimos em projectos como Lobster, Jibóia, PAPAYA ou Pop Dell’Arte, a apresentar Furacão, o álbum que foi criando e revelando, um tema por mês, ao longo de 2016 e que será editado este ano. Segue-se a estreia de 3I30, trio composto por Pascal Ansell (Panelak, DJ Compound Interest Rates), Violet Lisboa (Techno Widow) e Jari Marjamaki – DJ Cabeça de Cartaz, ou seja, Mestre André (dos Älforjs, colaborador de Jibóia), cuida do bem estar na pista de dança no resto da noite

Dia 21, sábado, o Brutal Fest encerrará com um alinhamento que reflecte a personalidade múltipla do espaço que o acolhe. A partir das 23h, descobriremos o que o americano radicado em Bruxelas McCloud Zicmuse extraiu do regresso a um país, o seu, de que estivera afastado muito tempo. Passé Compose Futur Conditionel, gravado no seio dos Le Ton Mité, colectivo musical reunido por Zicmuse, e editado este ano pela Crammed Discs, é o álbum que nasceu desse choque frontal com uma casa há muito mantida à distância. Le Ton Mité actuam no mesmo dia em que seremos agitados pelo noise rock sem paninhos quentes (é para agitar mesmo) dos Bugs and Rats, trio do Massachusets, e em que DJ Nervoso tratará de dar balanço à pista de dança com a mesma agilidade com que troca as voltas ao kuduro e outras expressões que vem trabalhando a partir da sua base, o bairro da Quinta do Mocho, em Loures.

Quando sábado chegar, já teremos tido direito a um dia de riot grrrl sem nostalgia pelo passado. O presente é agora e é isso que ouvimos nas Clementine de Shelley Barradas e Helena Fagundes, é isso que sentimos ao ouvir a turbulência distorcida das londrinas MDME SPKR (tocam ambas quarta-feira, com DJ set de Maria P a encerrar a noite). Quando sábado chegar, já McCloud Zicmuse terá tido primeira apresentação no Brutal Fest (levará a palco, a solo, The History Of Love USA), na mesma noite, quinta-feira, em que reecontraremos o turbilhão benfazejo dos CAVEIRA (Pedro Gomes, Miguel Abras, Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa, acompanhados por Vitor Lopes) – Candy Diaz será a DJ de serviço.

Quando sábado chegar, continuemos, ainda ecoará nos ouvidos a força rítmica dos Black Sea Não Maya (kuduro, tarraxinha e funaná em colisão e recontextualização), a electrónica ambient de Broshuda, fluxo contínuo de som granulado e em lenta mutação, vindo directamente de Berlim, e a viagem percussiva de Serpente, desdobramento mais recente de Ondness.

Quando sábado chegar, já teremos visto tudo isto e ainda faltará uma noite para tudo acabar. Brutal? Brutal, claro.

Sugerir correcção
Comentar