Governo mantém desconto de 2250 euros na compra de carros eléctricos

Fundo Ambiental tem 2,3 milhões de euros para apoiar a compra de veículos eléctricos.

Foto
Governo quer introduzir 200 veículos nas frotas da administração central paulo pimenta

O Governo vai repetir este ano a medida destinada a incentivar a aquisição de veículos eléctricos. “No âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estufa, é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões”, lê-se na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018) que foi entregue esta sexta-feira na Assembleia da República.

A medida, que foi introduzida na proposta orçamental de 2017, consiste num desconto de 2250 euros para quem comprar um veículo novo, 100% eléctrico, sem necessidade de entrega de um veículo velho para abate.

Tal como no ano passado, a medida custará 2,3 milhões de euros, que serão assegurados pelo Fundo Ambiental, segundo explica um documento divulgado pelo Ministério do Ambiente esta sexta-feira,

É ainda deste fundo (que foi criado no Verão passado, juntando as receitas do Fundo de Intervenção Ambiental, do Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos e do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade) que sairão outros 2,3 milhões de euros que o Governo irá utilizar para financiar “a introdução de, pelo menos, 200 veículos eléctricos nos organismos da Administração Pública”.

Esta medida está em linha com os objectivos do projecto ECO.mob, para a inclusão de 1200 veículos eléctricos no parque de veículos do Estado até 2019.

A estratégia de incentivo à mobilidade eléctrica passará ainda pelo “reforço das infra-estruturas de carregamento [de veículos], com a instalação de, pelo menos, 250 novos pontos de carregamento em território nacional”, acrescenta a proposta de OE.

De acordo com o Ministério do Ambiente, além do financiamento dos 200 veículos destinados à frota da administração central, está ainda previsto um investimento de um milhão de euros “na aquisição de veículos eléctricos para sistemas multimunicipais”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários