Oposição recorre ao constitucional sobre alegadas irregularidades no processo eleitoral em Cascais

PS, CDU, PCP/PEV, Bloco de Esquerda e o movimento "Também és Cascais" recorreram ao tribunal constitucional para contestar o resultado das eleições no concelhos

Foto
Nuno Ferreira Santos

Depois de Carlos Carreiras (PSD) ter ganho as eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda, em conjunto com outros partidos, alega que houve irregularidades no processo eleitoral e entregou um recurso no Tribunal Constitucional.

Sendo Cascais um dos concelhos com uma elevada taxa de abstenção, todos os votos contam e, segundo o PS, CDU, PCP/PEV, Bloco de Esquerda e o movimento "Também és Cascais", existem indícios de fraude eleitoral cometidos nas passadas eleições de 1 de Outubro.

"O recurso apresentado baseia-se nas irregularidades cometidas em inúmeras mesas de voto na freguesia de Alcabideche e na freguesia de Carcavelos-Parede e nos dados constantes dos editais afixados nos Paços do Concelho na sequência da Assembleia de Apuramento Geral que teve lugar nos passados dias 3 e 4, assim como outras situações irregulares ali apuradas, tais como a não afixação de editais conforme" a Lei, acusa o Bloco de Esquerda. Daqui, conclui o partido, surge uma divergência de 226 votantes entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal que não tem comparação com nenhum outro concelho do país o que parece “não deixar dúvidas sobre a ocorrência de fraude ou outro ilícito eleitoral”.

Nas freguesias de Carcavelos-Parede e Alcabideche já tinham sido assinaladas diversas irregularidades durante o escrutínio e houve até uma urna que apareceu posteriormente por ter ficado esquecida numa sala de uma das escolas secundárias de Alcabideche, onde estiveram instaladas mesas eleitorais, denuncia ainda o BE.

Segundo os queixosos, os resultados apresentados com irregularidades podem ter custado um deputado à coligação “Também És Cascais” e originado em seu lugar a eleição de um deputado do PAN – Pessoas-Animais-Natureza.

Aguarda-se a decisão do Tribunal Constitucional, que poderá, ou não, ditar a repetição do acto eleitoral em Cascais.  

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar