Caixas de medicamentos falantes para quem se esquece dos comprimidos

Robôs inteligentes e relógios de emergência estão entre as tecnologias criadas para ajudar idosos.

Fotogaleria
Muitas tecnologias servem para aumentar a inclusão Paulo Pimenta
Fotogaleria
A Maya tem 28 divisões MEDFINDER
Fotogaleria
O GrowMeUp aprende com os utilizadores CORBIS EUROPA
Fotogaleria
Com o TV Ears, cada um define o som da televisão TV EARS
Fotogaleria
Basta carregar na face do relógio para activar os serviços de emergência 2PCS

Várias empresas começam a investir no desenvolvimento de pequenos aparelhos tecnológicos destinados à população mais velha, que enviam lembretes, têm uma ligação directa com serviços de emergência, e monitorizam a saúde e a alimentação. Em Portugal, os idosos já representam 20% da população

Uma caixa de comprimidos que fala

A Maya da Medminder é uma caixa para ajudar quem tem de se lembrar de tomar vários medicamentos por dia. Vem com 28 divisões (organiza os comprimidos entre os sete dias da semana, e o período da manhã, almoço, tarde e noite), que se iluminam na altura em que é preciso tomar uma determinada dose. Se uma pessoa não reparar no alarme visual, a caixa telefona-lhes. Se continuar sem abrir a caixa, esta contacta alguém da família via email e telefonema.

Foto
A caixa vem com 28 divisões Medfinder

Custa cerca de 34 euros.

Um companheiro de casa robótico

O Grow Me Up é um robô inteligente que está a ser desenvolvido pelo Instituto de Sistema Robóticos da Universidade Coimbra, com o apoio da União Europeia. O objectivo é ajudar as pessoas idosas que vivam sozinhas. Além de supervisionar tarefas do quotidiano (ao lembrar as pessoas de tomar a medicação, ou sugerir uma refeição), em caso de problemas (por exemplo, se detectar uma queda) avisa os contactos de emergência. O robô também vem com um ecrã de toque para que o idoso possa chamar, facilmente, os serviços de emergência, familiares, ou vizinhos sempre que precisa.

Foto
O Grow Me Up aprende os hábitos do utilizador CORDIS EUROPA

O software do robô foi criado para aprender as necessidades e hábitos das pessoas ao longo do tempo, aumentando as suas funcionalidades. No futuro, deve poder aprender a partir das suas experiências e comunicar com outros robôs. O projecto envolve parceiros de cinco outros países (Chipre, Espanha, França, Holanda e Suíça).

Ouvidos só para a televisão

As TV Ears são uma espécie de auriculares que ajudam pessoas idosas (e não só) que tenham problemas com audição. O objectivo é que possam ver televisão em família sem ter de aumentar directamente o volume do aparelho. A tecnologia wireless liga os auriculares à televisão permitindo que quem ouve mal possa definir o seu próprio volume para participar nas mesmas actividades que os familiares e amigos. Custa cerca de 110 euros. 

Foto
Com o TV Ears, cada um define o volume da televisão TV EARS

Relógio SOS

O Safety Watch da 2PCS é um relógio para idosos pedirem ajuda em caso de emergência. Ao carregar na face do relógio, o sistema activa um alarme e chama ajuda. Ao mesmo tempo, funciona como um telemóvel através do qual o idoso pode ir falando com o seu contacto de emergência. Durante o dia, o aparelho, que é à prova de água e tem geolocalização incluída, também envia perguntas ao utilizador (que são visuais e sonoras) para confirmar se está tudo a correr bem. Além de ser usado ao pulso, também pode ser colocado no cinto, lapela do casaco, ou num fio ao pescoço. 

Foto
Basta carregar na face do relógio para activar o sistema de alerta 2PCS
Sugerir correcção
Ler 1 comentários