Site do Facebook em baixo para alguns utilizadores na Europa

Problema parece afectar sobretudo Portugal, Espanha e França. Aplicações estão a funcionar.

Um mapa com os principais sítios afectados por volta das 12h15
Foto
Um mapa com os principais sítios afectados por volta das 12h15 Down Detector

O site do Facebook deixou na manhã desta terça-feira de estar acessível para vários utilizadores, num problema que parece ter afectado sobretudo alguns países da Europa, incluindo Portugal.

Ao abrir a página do Facebook, muitos depararam-se com uma mensagem de erro: “Sorry, something went wrong” (desculpe, algo correu mal) e uma indicação de que o problema seria resolvido. Algumas pessoas já conseguiram voltar a ter acesso ao site. As aplicações móveis parecem não ter sido afectadas pela falha.

O site Down Detector, que analisa várias fontes de informação – incluindo publicações em redes sociais – para tentar determinar quando um site está em baixo indica que o problema se concentrou em Espanha, Portugal e França, e que também se faz sentir em alguns pontos no norte de África e na Europa de Leste. Neste site, pessoas de vários países indicaram ao longo da manhã que não conseguiam aceder ao site. Alguns escreveram que o site voltou a funcionar temporariamente, antes de ficar novamente em baixo. Relatos semelhantes foram publicados ao início da tarde.

O PÚBLICO contactou o Facebook ao final da manhã e aguarda resposta. A página da empresa destinada à informação para a imprensa está acessível e não tinha à hora de publicação informação sobre o assunto.

No Twitter, a hashtag #Facebookdown está a ser usada por vários utilizadores para comentarem o assunto, frequentemente com humor e ironia. “Tem sido #facebookdown durante os últimos 10 minutos, por isso tive tempo de falar com a minha família. Eles são bastante simpáticos, na verdade!!”, escreveu (em inglês) um utilizador em Espanha.