Torne-se perito

Dois cineastas para celebrar um arquitecto, Frank Lloyd Wright

Para comemorar os 150 anos do nascimento arquitecto norte-americano, serão exibidos dia 11 no Rivoli, no Porto, Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock, e Vontade Indómita, de King Vidor.

O estilo arquitectónico de Frank Lloyd Wright é uma componente indispensável de <i>Vontade Indómita</i>
Foto
O estilo arquitectónico de Frank Lloyd Wright é uma componente indispensável de Vontade Indómita DR

Há 150 anos, no dia 8 de Junho, nascia em Richland Center, no Wisconsin, Frank Lloyd Wright, um dos arquitectos mais célebres do século XX. No seu tempo era certamente o mais popular e respeitado, estatuto atestado pela forma como a sua obra teve repercussões bem para além do estreito domínio da arquitectura. A homenagem que lhe presta no Porto a Medeia Filmes é disso testemunho. Para recordar Frank Lloyd Wright, dois filmes. Dia 11 de Julho, no Teatro Municipal Rivoli, serão exibidos Intriga Internacional e Vontade Indómita.

O primeiro, um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock, tem Cary Grant como protagonista e algumas das cenas mais memoráveis do cinema clássico criado nos Estados Unidos – o avião que persegue Grant pelos campos é uma delas. O final decorre numa casa que Hichcock ordenou que se assemelhasse a uma criada por Frank Lloyd Wright. Estreado em 1959, ano da morte do arquitecto, será exibido às 18h30 e apresentado pelo arquitecto João Paulo Rapagão.

Às 22h, depois da introdução a cargo do arquitecto Luís Urbano, será tempo de reencontrar Vontade Indómita, estreado em 1949 e considerado por muitos a obra-prima de King Vidor. Gary Cooper e Patricia Neal são os protagonistas da adaptação do romance homónimo de Ayn Rand. Howard Roark, a personagem interpretada por Cooper, foi parcialmente inspirada em Frank Lloyd Wright e os traços da sua arquitectura, que Vidor estudou atentamente, surgem como componente indispensável de toda a envolvência cenográfica do filme.

Os bilhetes para as sessões custam três euros.

Sugerir correcção