Montepio dispara quase 100% em bolsa

OPA anunciada na terça-feira ao fim do dia levou unidades de participação para máximo histórico.

Foto
Margarida Basto

Mais de 3,6 milhões de unidades de participação do fundo de participação da Caixa Económica Montepio Geral foram transacionadas em bolsa durante a sessão desta quarta feira, com a cotação a fechar nos 99 cêntimos. Trata-se de um valor muito próximo de um euro, que corresponde ao que foi oferecido na terça-feira ao final do dia pela Associação Mutualista Montepio Geral que pretende controlar a totalidade da Caixa Económica Montepio Geral (o banco) e que corresponde ao valor mais alto de sempre.

O volume de transacções atingido durante o dia está muito acima da média diária do ano, que se fica pelas 133 mil unidades de participação. A contrapartida oferecida pela Associação mMutualistalista, liderada por Tomás Correia, representa já uma valorização de quase 100% do valor da unidade de participação antes do anúncio da OPA. As unidades de participação, colocadas em bolsa a 1 euro, sofreram entretanto fortes desvalorizações. O obejctivo desta oferta é conseguir retirar a instituição de bolsa.

Este interesse comprador pode ser justificado pela expectativa de alguns investidores de que o valor da OPA possa ainda ser revisto em alta, numa altura em que ainda não existe garantia de que a oferta venha a receber luz verde da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e do próprio Governo.

A OPA surge numa altura em que estão em curso várias operações que visam separar o banco da Associação Mutualista, como a mudança de nome e a entrada de um parceiro no capital – tendo a Santa Casa da Misericórdia iniciado negociações com vista a este propósito.

Se tiver sucesso esta OPA, a Associação Mutualista, que tem estado contra estas várias orientações impostas pelo banco de Portugal e pelo Governo, alcançará o objectivo de retirar o Montepio do mercado. Com Rosa Soares

Sugerir correcção
Ler 2 comentários