Bruxelas decide sobre compra da Monsanto pela Bayer até Agosto

Aquisição de 66 mil milhões de dólares (57,7 mil milhões de euros) já está nos serviços da Comissão Europeia

Foto
neg nelson garrido

O pedido a solicitar a aprovação à compra da gigante norte-americana Monsanto, pelo grupo químico alemão Bayer, já foi entregue nos serviços da Comissão Europeia.

O negócio está avaliado em 66 mil milhões de dólares (57,7 mil milhões de euros ao câmbio actual) e é uma das operações que irá mudar o abastecimento mundial de sementes para agricultura e de agro-químicos - após a fusão entre as norte-americanas Dow Chemical com a DuPont (no valor de 77 mil milhões de dólares) e da compra da suíça Syngenta pela chinesa China National Chemical (43 mil milhões de dólares).

O negócio entre a Bayer e a Monsanto ainda está por aprovar no mercado norte-americano, e deverá ser, na Europa, alvo de imposições concorrenciais de Bruxelas para vir a ser aceite. O grupo alemão, citado pelas agências Reuters e Bloomberg, espera contudo que a aprovação da Comissão Europeia permita que o negócio fique fechado até ao final de 2017.

À Reuters, uma porta-voz da Comissão confirmou esta sexta-feira que o dossiê já está em Bruxelas. “Confirmamos que recebemos a notificação. O prazo limite provisional para a Comissão [Europeia] decidir é 7 de Agosto”, adiantou a mesma fonte à agência noticiosa inglesa. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários