Explosão de camião cisterna mata 150 pessoas no Paquistão

Vítimas tentavam recolher combustível derramado quando o veículo se virou, depois de um acidente rodoviário.

Foto
O veículo capotou depois de um pneu ter rebentado e derramou gasolina numa auto-estrada nos arredores da cidade de Bahawalpur FAISAL KAREEM/EPA

Uma multidão tinha-se juntado à volta de um camião cisterna que vertia combustível quando este se virou, após um acidente rodoviário na cidade de Ahmedpur Leste. O condutor perdeu o controlo do veículo, quando um pneu rebentou ao fazer uma curva apertada e o camião capotou. À volta da viatura acidentada juntou-se muita gente, a tentar aproveitar o combustível grátis, sobretudo motorizadas. Até que de repente houve uma explosão e pelo menos 150 pessoas morreram, diz a BBC. 

O incêndio pode ter começado quando alguém acendeu um cigarro, produzindo uma grande bola de fogo, disseram fontes da policia à emissora britânica. O camião transportava 25 mil litros de combustível. Além das mortes, pelo menos 80 pessoas ficaram feridas. 

"As pessoas tinham começado a recolher combustível, com jarros e panelas, e telefonaram a amigos e familiares que viviam perto para virem também, quando se deu a explosão, queimando toda a gente", disse à BBC um porta-voz do governador provincial, Malik Muhammad Ahmed Khan. Algumas vitimas ficaram tão queimadas que só poderão ser identificadas com testes de ADN, acrescentou.

Antes do acidente, e quando o camião bloqueava a estrada, a polícia tentou dispersar a população mas não conseguiu, disse à Reuters o porta-voz. O condutor do pesado sobreviveu e foi levado pela polícia, segundo a mesma fonte. As estradas paquistanesas são perigosas, e a má manutenção dos veículos e condução perigosa contribuem para uma elevada sinistralidade.

O primeiro-ministro paquistanês, Muhammad Nawaz Sharif, que estava em visita ao Reino UNido, expressou “dor profunda pela pesada perda de vida”, de acordo com a CNN, e regressou mais cedo ao seu país, diz a BBC.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários