Uma marina, um aquário e hotéis: cais de Faro vai ser um complexo científico e turístico

A ser aprovado, o projecto representará um investimento de 170 milhões de euros e poderá criar mais de 1.500 postos de trabalho directos.

A Câmara de Faro apresentou esta sexta-feira o projecto de transformação do cais comercial da cidade com a construção de um centro de investigação, uma marina, um aquário, um centro de congressos, hotéis e residências seniores assistidas.

O arquitecto responsável do "Farformosa", Pedro Vaz, explicou aos jornalistas que o projecto poderá implicar um investimento na ordem dos 170 milhões de euros. Prevê a construção do novo centro de investigação do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) da Universidade do Algarve, um aquário 7.000 metros quadrados, um centro de congressos, uma incubadora para 20 empresas ligadas ao mar, um centro náutico, uma marina com 440 lugares de amarração, área para reparação naval, três hotéis, 63 moradias e 40 quartos, áreas para comércio, serviços e restauração.

O "Farformosa" já foi apresentado à administração dos Portos de Sines e do Algarve, no âmbito de um protocolo que visa a análise dos portos algarvios e a sua dinamização, e o executivo farense aguarda agora resposta.

A inactividade do actual porto comercial de Faro foi o mote para o desenvolvimento do projecto de intervenção que resultou de um protocolo inicial entre a autarquia e o CCMAR e que, entretanto, já conta com o envolvimento de outras entidades.

Rogério Bacalhau disse à Lusa que, se o projecto for aprovado, o complexo poderá estar concretizado entre cinco a dez anos e tem potencial para criar mais de 1.500 postos de trabalho directos.

Para o director do CCMAR, Adelino Canário, o novo centro tem potencial para elevar a capacidade de trabalho e ensino do CCMAR, atrair investigadores internacionais e o reconhecimento do trabalho ali realizado.

O modelo de financiamento ainda não está completamente definido, mas os parceiros envolvidos admitem que a entidade gestora do complexo possa conseguir verbas dos investidores privados para a concretização dos projectos de cariz público como é o caso do centro do CCMAR e do aquário.

Sobre esta matéria, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, apontou que já tem recebido contactos de investidores estrangeiros interessados em investir no concelho e naquele projecto, que tem uma localização privilegiada.

A área do cais comercial tem cerca de 18 hectares em pleno Parque Natural da Ria Formosa e, segundo explicou Rogério Bacalhau, pode acolher um projecto desta natureza porque está desafectada do domínio marítimo.

A autarquia desenvolveu ainda um projecto para a zona industrial do Bom João, próxima do cais comercial, que visa revitalizar aquela zona industrial quase inactiva e criar ligações entre a mesma e o complexo da Farformosa através da ligação rodoviária e através de percursos pedonais na Ria Formosa.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que participa hoje na apresentação pública do Farformosa, disse à Lusa que este é um projecto que pode marcar a diferença na capital de distrito e que tem potencial para conseguir concretizar a ansiada aproximação de Faro à Ria Formosa.

"Pode criar condições para que este mar em Faro possa ser uma referência, ter uma oferta mais qualificada e uma oferta que permita desenvolver a cidade", observou aquele responsável.

Sugerir correcção
Comentar