Mais de 300 mil alunos estão em actividades de enriquecimento curricular

Actividades desportivas são as mais populares.

Foto
As AEC são dadas fora do período de aulas do 1.º ciclo Rui Gaudencio

Mais de 326 mil alunos estão inscritos nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas públicas com 1.º ciclo do ensino básico, segundo dados provisórios da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

De acordo com os números da DGEEC referentes a este ano lectivo, a maioria dos alunos frequentam AEC no domínio desportivo (59,2%) e artístico (49,9%). Depois aparecem a aprendizagem da língua inglesa (24,2%) e as actividades da área científica (11,8%).

As AEC que incluem a aprendizagem de outra língua estrangeira e as do domínio da solidariedade e voluntariado são as que menor percentagem de alunos têm inscritos.

Os dados da DGEEC indicam que as AEC, que são facultativas e funcionam no final do horário lectivo, têm grande participação dos alunos em todo o território nacional, com uma percentagem quase sempre acima dos 80%.

Na distribuição pelo território do continente, segundo a DGEEC, há mais de 122.000 alunos com AEC na área da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e quase 119.000 na da Direção Regional de Educação do Norte.

Na região Centro estão inscritos 51.964 alunos nas AEC, no Alentejo são 16.771 e no Algarve 16.808.

A verba aprovada em Novembro para financiar as AEC neste ano lectivo ronda os 20,7 milhões de euros.

De acordo com as orientações emitidas pelo Ministério da Educação para este ano lectivo, as AEC devem ser lúdicas e sem avaliação, para evitar que sejam "um prolongamento de actividades formais de ensino".

Além de "não constituírem objecto de avaliação sumativa", as AEC não devem marcar trabalhos de casa.

 

Sugerir correcção
Comentar