Crise "deu um rombo muito grande" na satisfação com o sistema

Os jovens participam pouco na vida política e ainda menos na partidária. O estudo “Valores e expectativas de uma geração mais qualificada”, orientado por Marina Costa Lobo e Vítor Ferreira mostra uma juventude mais alheada dos partidos que da política.

Foto

São poucos os estudos que se focam nos jovens que estão ligados a juventudes partidárias. Em 2015, a Presidência da República pediu aos investigadores Marina Costa Lobo e Vítor Sérgio Ferreira um inquérito sobre a relação entre os jovens e a participação política e cívica. E o estudo mostrou um retrato desinteressado dos mais novos.

No estudo diz que a participação dos jovens em partidos políticos oscilam entre os 1% e os 2,7%. Os jovens tendem a envolver-se menos em juventudes ou partidos políticos por temerem maiores dificuldades profissionais?
O que o nosso inquérito revela é que de um modo geral toda a população portuguesa se identifica pouco com os partidos e participa pouco neles. Os jovens (18-24), por definição, são uma faixa etária em que a inserção no mercado de trabalho é menor, e também é uma faixa etária menos associada a conjugalidade, parentalidade. Esta é, por excelência, uma época da vida como menos responsabilidades, o que pode fazer com que as questões políticas pareçam menos importantes. Não quer isto dizer que com o avançar da idade e à medida que se forem integrando no mercado de trabalho, casando, tendo filhos, a política não surja como mais importante – porque o impacto da política no dia a dia torna-se mais evidente, seja devido aos impostos, devido ao Estado providência, etc., levando a maior compromisso em termos de identificação partidária e em termos de participação política.

Por outro lado, há a ideia na sociedade de que os jovens que entram nas juventudes têm uma atitude carreirista. Ou seja, entram para terem “seguro um tacho” que lhes pode dar ascensão social a partir da actividade partidária. Concorda com esta ideia?
Existem poucos estudos sérios sobre as juventudes partidárias. O que podemos afirmar, do ponto de vista dos inquéritos, é que o balanço da mobilização dos jovens portugueses para a política tem sido muito negativo.

Qual o papel da Internet na politização dos jovens? A Internet ajuda a uma acção política mais distante, mais protegida, mais difusa na massa e por isso mais segura?
A Internet é uma arma poderosíssima de disseminação de informação e opiniões e até de conhecimento. Agora, é preciso ter capacidades cognitivas para usar essa arma. Por isso, o grau de escolarização, bem como o interesse pela política está na base do efeito que a Internet possa ter sobre os jovens. Por outro lado, os partidos políticos e outras organizações políticas têm de saber comunicar com os jovens nos seus fóruns preferidos. Diria que a Internet é um forum privilegiado, mas a procura por parte dos jovens não é homogénea, e o meio implica formas de comunicação novas, que por vezes os partidos políticos, bem como as organizações de forma mais lata, desconhecem.

Foto
Existem poucos estudos sérios sobre as juventudes partidárias. Do ponto de vista dos inquéritos, o balanço da mobilização dos jovens portugueses para a política tem sido muito negativo Marina Costa Lobo

Qual a relação entre as condições de vida e a participação política?
Verificamos uma correlação entre recursos educacionais, aqueles que dizem "viver confortavelmente" e interesse pela política, ter uma identificação partidária e participar políticamente. Provavelmente, os níveis educacionais e o rendimento estão associados nestas faixas etárias, e juntos propiciam o interesse e a participação política.

Entre 2007 e 2015 há uma quebra na identificação partidária dos jovens. A que se deve?
Este não é um estudo de painel, ou seja, não entrevistámos os mesmos jovens em 2007 e 2015, pelo que não podemos dizer ao certo o que está na base da quebra. No entanto, observando outros inquéritos, nomeadamente o Eurobarómetro, que é realizado anualmente verificamos que este tipo de indicadores de apoio ao sistema político – satisfação com a democracia, ou identificação partidária – sofrem um rombo muito grande com o agravar da crise económica, o empréstimo da troika. Neste momento há alguma recuperação, embora se mantenham níveis genericamente baixos do ponto de vista comparado. Os jovens, dentro das suas especificidades, acompanham no essencial o resto da população portuguesa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários