Mural pintado na cadeia de Viana do Castelo para assinalar Dia da Liberdade

Mural vai ser pintado entre 17 e 23 de Abril por Damião Porto. Iniciativa pretende também assinalar o Dia Internacional do Design

Foto
Selbe Lynn/Flickr

Um mural com três metros de altura e sete de largura vai ser pintado num dos pátios interiores do estabelecimento prisional de Viana do Castelo para comemorar o 25 de Abril, revelaram esta quinta-feira os promotores da iniciativa.

O mural vai ser pintado durante uma semana, entre 17 e 23 deste mês, pelo artista plástico Damião Porto, num dos pátios existentes no interior do estabelecimento prisional, "sendo que os reclusos irão participar nos acabamentos daquela instalação artística". "Transportando a liberdade para um espaço onde esta se encontra condicionada, a obra procurará representar as várias expressões de liberdade humana que não se podem enclausurar, a liberdade de expressão, a liberdade de pensamento e a liberdade criativa", explicou à Lusa Paulo Meira.

A iniciativa, além de comemorar o 25 de Abril, pretende assinalar o Dia Internacional do Design, a 27 de Abril. O projecto Quando a liberdade e a criatividade saem à rua integra ainda a exposição itinerante Design em cadeia que culmina, precisamente, naquele estabelecimento prisional. Antes vai ser mostrada nos antigos Paços do Concelho e num espaço comercial, no centro histórico da cidade.

A mostra reúne trabalhos de mais de dez designers portugueses, de diversas áreas, desde a comunicação, à concepção do produto, de ambientes ou de joalharia, passando também pela ilustração, pretendendo explicar "o processo técnico e criativo" daqueles profissionais, "desde o rascunho ao resultado final". A exposição inclui trabalhos dos arquitectos Marta Brandão e Mário Sousa, criadores do projecto Mima Housing, de Madalena Martins, criadora das marcas Marias Portugal e Bicho Sete Cabeças, da designer de joalharia contemporânea Liliana Guerreiro e de André Teoman, designer de mobiliário.

Haverá ainda uma tertúlia, marcada para dia 27, num jardim localizado na Praça da República, sobre O papel do mundo digital na afirmação criativa, onde "serão apresentadas experiências criativas e digitais de alguns casos de sucesso nacionais". O projecto, promovido pela Blisq Creative, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo e de empresas instaladas no concelho, integra ainda o lançamento de uma plataforma hashtag que "dinamizará eventos de impacto cívico e cultural, com vista a promover a criatividade e os artistas portugueses".

Sugerir correcção
Comentar